Problema de relacionamento com síndica
Boa tarde.
gostaria de solicitar o conselho de vocês sobre um problema com a síndica do meu edifício.
Moro em um prédio cuja pessoa já é síndica há diversos anos.
O problema é que quando questionada sobre qualquer assunto ela fica muito nervosa e ofende as pessoas.
Já houve problemas com diversos condôminos e comigo especialmente mais de uma vez.
Um dos principais motivos é em relação à prestação de contas. O balancete mensal é enviado para todos os condôminos, contudo quando quando solicito vista dos livros de prestação de contas ela fica ofendidíssima e pergunta se acho que ela rouba o condomínio, embora eu nunca em situação alguma tenha dito ou insinuado tal coisa.
No começo deste ano fiquei com o condomínio atrasado durante 3 meses, e já regularizei o pagamento de todas as pretações em aberto. Após isso, fiz uma reforma em meu apartamento.
Após isso (regularização das dívidas condominiais e reforma apartamento), quando solicitei a vista dos livros, ela me ligou pelo interfone extremamente nervosa e disse que eu não pagava o condomínio e ficava colocando porcelanato em meu apartamento, e que eu causava problemas para ela porque queria ver os livros da contabilidade.
OBS: não coloquei porcelanato em meu apartamento. Não sei de onde ela tirou essa informação.
Outro ponto, foi que no domingo passado, aconteceu um vazamento na lavanderia que jogou água para fora, e sujou a parede de fora do edificio. Ao ver isso, após fechar o registro de minha unidade, joguei água para limpar a sujeira de terra que ficou na parede externa. Vejo isso como uma situação atípica, um inconveniente, uma vez que não costumo jogar água para fora do prédio.
Quando ela viu a água no chão, perguntou o que houve e expliquei que houve um vazamento, mas que já tinha fechado o registro.
Durante a conversa por interfone acima relatada, elas disse que eu tinha mentido sobre o vazamento, perguntou como um vazamento jogaria água e disse que eu tinha tinha jogado água para fora de propósito. Perguntou ainda quem tinha arrumado o vazamento, se eu tinha chamado algum encanador. Disse que eu estava mentindo.
Expliquei que eu fechei o registro e no dia seguinte meu namorado arrumou o problema.
Outro ponto é que durante as reuniões de condomínios (Assembléias) sou a única condômina que questiona o índice de aumento a ser aplicado, uma vez que a administradora não apresenta o motivo pelo qual determinado percentual de reajuste será aplicado, apenas diz que é a inflação, mesmo que o valor não seja o valor da inflação real informado por órgãos oficiais.
Ela afirma ainda que após meus questionamentos, os demais moradores ficam rindo de mim pela minhas costas e que sou a única que gera problemas na assembleia e que não vou mais falar na assembléia do jeito que falei nas anteriores.
Também já ocorreram situações que ela me xingou e tive que fazer boletim de ocorrência.
Apesar disso, sempre que falo com ela, sou educada e tento ser cordial, mas mesmo assim, ela se torna uma pessoa irascível frente a qualquer questionamento. Nesse momento quando ela começa a gritar e peço para que ela abaixe o tom de voz, e me deixe falar. Algumas vezes já tive que elevar meu tom de voz também.
Como devo proceder nessa situação?
Penso em chamá-la para uma conversa franca em meu apartamento ou no hall de entrada? Perguntar o motivo da raiva dirigida a mim? Perguntar o motivo pelo qual ela disse que menti em relação ao vazamento e qual o motivo pelo qual ela disse que coloquei porcelanato no meu apartamento e porque isso a incomodou se eu já tinha regularizado as prestações em atraso no condomínio?
Ou devo seguir com uma reclamação formal no livro de reclamações mesmo que seja dirigido à sindica?
Outra situação, é que quando comparo o informe de prestação de contas com os comprovantes apresentados no livro de contabilidade, identifiquei uma discrepância entre os valores das despesas informado folha de prestação de contas o valor somado de todas as despesas apresentadas no livro da contabilidade. O valor apresentado no informe das despesas enviado aos condôminos é menor em relação ao que efetivamente foi pago e que possui comprovante nos livros. Ou seja, paga-se mais do que é dito aos condôminos.
Também identifiquei uma transferência de valor pequena (R$ 500,00) que não possui comprovante no livro da contabilidade e também não possui explicação para a mesma.
Como devo proceder?
gostaria muito de orientação, pois não sou uma pessoa beligerante, não gosto de desentendimentos. Em relação à síndica, minha opinião é que ela faz um bom trabalho, que não existe desvios, que se há alguma discrepância, trata-se de erro e não de má fé.
Já disse isso para ela várias vezes, mas ela não entende isso e toda vez é um problema quando tenho que solicitar qualquer coisa para ela.
Muito obrigada,
Ana