O vendedor disse que para aprovar meu cadastro (Crediário próprio da loja), eu teria que passar o nome de 3 lojas em que eu já tivesse adquirido produtos também pelo crediário, ele não disse mais deve ser para verificar se eu paguei tudo em dia.

Fiquei intrigado com isso, e minha duvida é: A loja pode simplesmente ligar para a outra loja, e consegui essas informações sobre mim? Se eu paguei, se eu não paguei e outras informações financeiras? Pensei que fossem informações sigilosas. E a loja pode exigir essas supostas referências?

Acabei não comprando, porque não costumo utilizar esses método de compra, logo não tenho as supostas "Referências". Oque me chama atenção, é se todas as lojas passarem a adotar essa exigência, ninguém vai comprar mais por crediário, afinal, quem é que vai dar ao cliente a chance de ser uma "Referência"?!

No final de tudo, quem compra à vista, NÃO tem crédito!

Respostas

    M

    MTB Recursos Suspenso Quarta, 06 de abril de 2016, 19h49min

    Bom, pra começo de conversa ninguém é obrigado a oferecer CRÉDITO.
    Portanto, a medida tomada pelo vendedor não foi abusiva ....
    Neste caso, faz parte da política da empresa o pedido de referência para POSSIVELMENTE oferecer crédito, e não fere nenhuma lei.

    ?

    Desconhecido Quarta, 06 de abril de 2016, 23h06min

    Obrigado pela resposta Wesler.

    Sei que ninguém é obrigado a oferecer crédito, nem mesmo a ceder crédito.

    A pergunta foi, se eles podem ter acesso a essas informações com outras lojas, informações financeiras, seu eu paguei ou deixei de pagar. Imagine a situação de alguém com seu CPF ligando para o comercio e perguntando oque você comprou, como você comprou se pagou ou não. Enfim, as lojas podem repassar essas informações?

    M

    MTB Recursos Suspenso Quinta, 07 de abril de 2016, 12h56min

    Na minha opinião podem sim, o que aliás é uma das condições para te oferecer o crédito.

    D

    Desconhecido Quinta, 07 de abril de 2016, 15h44min

    ninguém liga perguntando o que comprou ou quantidade, a unica pergunta é fulano de tal e seu cliente? tem pendências? bom pagador. simples referencias.

    M

    MTB Recursos Suspenso Quinta, 07 de abril de 2016, 16h39min

    acho essa ação justificável, porque já que vai conceder o crédito ( o que ninguem esta obrigado a fazer ) então, é melhor conferir se o cliente é ou não um bom pagador.

    T

    Thiago/MG Quinta, 07 de abril de 2016, 17h16min

    Conceder crédito é como emprestar dinheiro e não se empresta a dinheiro a quem não se conhece.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 07 de abril de 2016, 18h28min

    Quem decide é vc. A loja deixa claro que para eles conceder a vc o crédito, lhe dar este voto de confiança, vc tem de apresentar as referências por eles solicitadas. Se vc não quer fornecer, tudo bem, é seu direito, mas tmb a loja não lhe vende no crédito. Simples.