Quero saber se tenho direito a pensão por morte.Tenho 56 anos de idade,solteiro e não tenho filhos moro com minha mãe um depende do outro ela é aposentada por contribuição, contribuiu por 18 anos, na verdade não sei que tipo de aposentadoria é a dela.Sei que recebe um salario minimo. Enquanto a mim faltam dois anos para me aposentar por tempo de contribuição (35 anos) trabalho em serviços autônomo pago carne do INSS todo mês. Sei que se eu vir a falecer antes de minha mãe, ela terá direito a receber pensão por morte.Mas se for ao contrario minha mãe falecer primeiro eu tenho direito de receber a pensão por morte? Obrigado a todos que me responderem

Respostas

    E

    Eldo Luis Andrade Sexta, 08 de abril de 2016, 20h49min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Provavelmente ela receba aposentadoria por idade.Afinal tempo mínimo de contribuição de mais de quinze anos (mais de 180 contribuições mensais) e idade superior a 60 anos ela tem.
    Juridicamente é impossível que você consiga pensão por morte dela. Visto a lei 8213 que rege os benefícios do INSS só permite pagamento de pensão para filho maior de 21 anos se este for inválido.
    Já em caso de você falecer antes dela a chance é maior. Desde que ela comprove dependência econômica de você. Visto pensão por morte de filho para pai/mãe pela legislação só ser devido se o genitor for dependente economicamente daquele.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 07 de abril de 2016, 23h33min

    No seu caso não pois vc não é dependente dela, e nem ela é sua dependente, por isso que se vc morrer primeiro dificilmente ela consegue a pensão por sua morte.