Boa tarde,

Estávamos interessados na compra de um imóvel, e acertamos com o corretor valores e etc. Fechamos o negócio e o proprietário exigiu um contrato de pré compra, onde neste contrato esta discriminado valor de entrada, sinal e valor imóvel. Além de prazos para entregas de documentos. Existe uma cláusula sobre multa caso o tempo discriminado para conclusão da compra não fosse cumprido, porém nesta mesma cláusula diz que exceto por burocracias bancárias. Pois bem, entregamos todos os documentos pedidos pelo corretor e pela caixa para o financiamento, o financiamento foi aprovado e marcaram a visita do engenheiro. O engenheiro avaliou o imóvel com valor acima do que estávamos comprando com o proprietário, exatamente 30 mil além do que estava descrito no contrato, e a caixa somente autorizou o financiamento com o valor estipulado pelo engenheiro. Imediatamente dissemos a corretora que não iriamos aceitar essa diferença, tentamos um acordo com o proprietário em pagar parte da reforma que era necessária no apartamento e o mesmo não aceitou então decidimos desistir da compra. O proprietário por sua vez agora alega que não vai devolver o dinheiro, que não tem culpa do que aconteceu. Eu disse que iria até um pequenas causas resolver o problema... O que devemos fazer? Nós temos razão? Não é injusto isso?

Respostas

    ?

    Desconhecido Sexta, 08 de abril de 2016, 15h39min

    Alguem por favor... nos ajudem!

    ?

    Desconhecido Sexta, 08 de abril de 2016, 16h40min

    alguem por favor!

    ?

    Desconhecido Sexta, 08 de abril de 2016, 16h49min

    por favor.... ajudem...

    M

    Mark Sexta, 08 de abril de 2016, 17h30min

    O engenheiro avalia o imóvel pra ver se o mesmo pode ser dado como garantia e estipular um valor máximo de financiamento. Pelo que vc diz o imóvel tem um valor de mercado maior do que vc está comprando. Vc não precisa financiar o valor avaliado e sim somente o valor necessário para a compra.

    ?

    Desconhecido Sexta, 08 de abril de 2016, 17h36min Editado

    Mark primeiro obrigado pela resposta. A caixa não aceita o valor "necessário" . A caixa somente aceita o valor estipulado pelo engenheiro.
    Ou seja o apartamento foi negociado por nós (vendedor e comprador) pelo valor de 197 mil, porém o engenheiro avaliou em 225mil e a caixa não aceita que o valor declarado seja de 197mil. O que muda nisso?
    Muda tudo!
    Valor de taxas (itbi), parcelas do financiamento e entrada.
    Nós queriamos somente nosso dinheiro do sinal de volta, porém o proprietário diz que não vai devolver, que ja se passou muitos dias e que ele não tem culpa sobre o problema, porém nós também não temos... O que devemos fazer?

    M

    Mark Segunda, 11 de abril de 2016, 9h53min

    Melhor vc consultar um advogado, nesse caso a CEF está entendendo que está sendo feita uma venda do imóvel com valor muito abaixo do valor de mercado e ela não é obrigada a aceitar.

    ?

    Desconhecido Segunda, 11 de abril de 2016, 11h09min

    Mark primeiro obrigado pela resposta....
    Eu consultei um advogado no final de semana, o mesmo me disse que este tipo de avaliação não existe.
    Pois imagine o seguinte, você esta pedindo um emprestimo de 100 mil... o banco te pede uma garantia, o imovel neste caso é a garantia, eles avaliam pra saber se o que vc esta dando como garantia vale os 100 mil que esta pedindo, e em nosso caso ele vai mais, ou seja, caso não honrarmos com o pagamento, o banco ficaria com uma garantia que vale mais que o emprestimo que estamos pedindo... não tem lógica não aprovar... A não ser que a caixa tenha algum critério sem fundamento...
    Hoje vou em alguma agencia da caixa para verificar esta informação.
    Sobre o distrato o mesmo disse que ele será obrigado a devolver o dinheiro...

    Agradeço!