Olá, meu namorado foi preso no dia 19/02/16 em uma operação, junto com mais 12 pessoas. Sendo acusado então de tráfico de drogas, porém nada com ele foi achado além de escutas telefônicas, o que está na escuta é ele pedindo um certo individuo para guardar uma balança de precisão e uma droga que NÃO eram dele e sim de outra pessoa, apenas levou la pra pessoa guardar, ele não estava usando e nem vendendo, apenas levou isso a pedido de um "amigo" e depois buscou e entregou. E também buscou uma certa quantia de dinheiro provientes de tráfico lógico para este amigo também. Enfim tem estas escutas que estão o acusando, a prisão de todos eles foi temporária de 30 dias, e foi prorrogada pra mais 30, dia 19/04 agora fará 60 dias, e estou com medo do juiz pedir a preventiva dele, poderá ocorrer isso? Até então não contatei nenhum advogado da minha cidade pra ver o caso porquê to esperando a resposta agora dos 60 dias que poderá soltar e também pedir a preventiva. Novamente deixo claro aqui que o que ele fez foi errado sim, mas não foi para ele, não era dele. E se pedir a preventiva que recurso o advogado deverá fazer já que a preventiva não tem prazo ? Desde já, meu muito obrigado a todos que tirarem um tempinho para me ajudar!

Respostas

    Vanderley Muniz

    Vanderley Muniz Quarta, 13 de abril de 2016, 9h14min

    O simples fato de a droga não ser dele não muda sua situação, o artigo 33 que trata do tráfico prevê várias ações que o caracterizam. Por exemplo: ter em depósito, transportar, etc.
    Por se tratar de uma organização criminosa com grande número de envolvidos é certeza que a prisão preventiva será decretada. Portanto contrate advogado com urgência para que ele veja se é possível impedir isso.
    É difícil reverter, mas não custa tentar.

    ?

    Desconhecido Quarta, 13 de abril de 2016, 10h11min

    Aí meu coração chega apertar só de pensar nessa preventiva. Mas foram 12 pessoas presas ao total mas nem todos tinham contato uns com os outros entende? O grau de envolvimento do meu namorado foi muito
    grande? Pois procurei uma pessoa me disse que vai depender muito de até aonde ele está envolvido na situação, q ele poderá ser liberado caso a participação dele seja mínima.. Obrigada pela atenção Vanderley.

    Vanderley Muniz

    Vanderley Muniz Quarta, 13 de abril de 2016, 10h27min

    Para saber até que ponto seu namorado está comprometido só consultando todo o processo. Mas pelo SEU relato a coisa é séria.

    Vanderley Muniz

    Vanderley Muniz Quarta, 13 de abril de 2016, 10h28min

    o que está na escuta é ele pedindo um certo individuo para guardar uma balança de precisão e uma droga que NÃO eram dele e sim de outra pessoa, apenas levou la pra pessoa guardar, ele não estava usando e nem vendendo, apenas levou isso a pedido de um "amigo" e depois buscou e entregou. E também buscou uma certa quantia de dinheiro provientes de tráfico lógico para este amigo também

    ?

    Desconhecido Quarta, 13 de abril de 2016, 10h56min

    Sim a coisa ta feia ;/ Caberia um advogado fazer um pedido de habeas corpus se acaso for pedido à prisão preventiva? Mas teria grandes chances do Hc ser negado né?

    Vanderley Muniz

    Vanderley Muniz Quarta, 13 de abril de 2016, 11h43min

    Inicialmente não há falar-se em habeas corpus, antes há que se tentar algo em primeiro grau.

    ?

    Desconhecido Quarta, 13 de abril de 2016, 12h21min

    Ah sim, obrigada pela atenção, vou aguardar até dia 19 pra saber a resposta do Juiz :/