Olá, os meus filhos recebem pensão há mais ou menos 15 anos. O pai dos meninos me informou que caiu na malha fina no ano passado e acredita que foi por causa do valor anual da pensão que foi muito alto. Eu nunca declarei porque não tenho bens em meu nome, não recebo salário, dependo de meus trabalhos manuais. Passei a ser MEI somente no ano passado e passei a declarar o simples nacional este ano.

Ele me informou também que desta vez, para 2015, ele acrescentou duas coisas que antes não havia acrescentado na declaração: a certidão de casamento nossa e a partilha de bens. Isso pode gerar algum problema para mim? Eu não entendo nada. Estou confusa agora. Ele me disse que eu posso perder o meu CPF e que posso perder valores que economizei na poupança (a segurança que guardo para urgência em casa).

Alguém pode me ajudar? Será que fui confusa na pergunta? Obrigada.

Respostas

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Sábado, 16 de abril de 2016, 15h45min Editado

    A pensão homologada pelo juiz é paga até o seu fim também definido na sentença....quem paga a pensão desconta na sua declaração(abate) e quem recebe a pensão declara que recebeu e são rendimentos que pagam imposto na declaração de quem é beneficiário da pensão....se ultrapassar a 1903,98 em 2015, mensalmente, tem que pagar pela tabela mensal do imposto de renda e depois compensar na declaração, podendo ainda pagar ou receber de volta alguma diferença de imposto.Anualmente quem recebeu de pensão acima de 28.123,mil há que declarar ao imposto de renda, fazendo a declaração de ajuste anual(completa ou simplificada)....se o beneficiário da pensão for menor de idade deve os rendimentos serem declarados juntos com quem tem a guarda.A pensão pode também ser por escritura pública em cartório, mas a Fazenda controla por serem rendimentos tributáveis e há regras a se obedecer....Abs.([email protected]).

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    V

    Vidapresente Quarta, 20 de abril de 2016, 8h03min

    Oi, obrigada. Sim, eu gostaria de ajuda. Retorno no email. Obrigada.