A mãe da minha neta de 7anos é usuária de droga não trabalha e depende do meu dinheiro (pensão) só que ela usa esse dinheiro para comprar drogas então eu parei de dar o dinheiro da pensão só que eu não sei se eu conseguiria pegar a guarda da minha neta ela ja tem 7 anos e não vai pra escola ja era pra ela está na segunda série mais a mãe dela não manda ela pra Escola fica na rua até tarde. Eu preciso pegar a guarda dela a mãe dela não tem necessidades financeiras pra comprar uma roupa pra menina. Eu queria sabe se eu teria chances de pegar a guarda da minha neta?

Respostas

    A

    Aline Ramos Quinta, 14 de abril de 2016, 18h32min Editado

    Havendo flagrantes de maus tratos, de descasos que venham a comprometer a saúde e integridade da criança, recomendo que os reúna provas e busque o auxílio do Conselho Tutelar.

    O conselho irá verificar as condições à que a criança está exposta, haverá Coselheiros que verificarão os motivos desta mãe em agir como o relato a eles. Uma vez que comprovado que a mãe não tem condições financeiras e pscológicas, o Conselho emitirá parecer desfavorável quanto a guarda da criança. Será aí que a Sra. poderá agir entrando com ação pedindo a guarda da criança pois terá argumentos reais para tal empreitada.

    Em resumo: procure o Conselho Tutelar e faça a denúncia (portando provas como fotos e testemunhas que não sejam suas amigas particulares), não deixe de acompanhar (de longe) as providências e os resultados. Somente após estes resultados constitua um advogado ou, não o podendo, procure a Defensoria Pública.