Meu pai faleceu e vou dar entrada no inventário, meus pais eram separados judicialmente, sou a única herdeira e ele deixou um imóvel. Quanto tempo demora para concluir o inventário? No caso da venda antecipada desse imóvel, quanto tempo demora para a justiça autorizar a venda? O prazo é o mesmo na defensoria pública? Me falaram q por lá demora mais. Obrigada

Respostas

    O

    Orlando Oliveira de Souza OAB 138804/RJ Domingo, 17 de abril de 2016, 17h24min Editado

    Primeiro abrir o inventário.Depois nomear o inventariante.Este que assina os papeis no inventário representando o espólio.O espólio ainda é titular da herança enquanto não terminar a partilha ou adjudicação dos bens.Há que ter a anuência do juiz para vender bens antes da adjudicação....O espólio faz a declaração, assinada pelo seu representante legal(a inicial de espólio - pelo evento morte); depois dessa todo ano entrega a declaração intermediária de espólio(antes da adjudicação); após isso, com 60 dias de prazo entrega a declaração final de espólio, cujo inventário é extinto por sentença, cuja base do inventário vem nessa última declaração, retirada do Programa de IR, (DO SITE DA FAZENDA).O tempo do inventário é imprevisível....Abs.([email protected]).