O Governador de meu Estado não sacionou um projeto de lei enviada pela Assembléia Legislativa. Essa mesma lei retornou para Assembléia que foi novamente votada e foi rejeitado o Veto do Governador por 23 votos contra o veto e 1 voto a favor do veto. Pergunto: Uma vez rejeitado o Veto governador pela Assembléia Legislativa, qual será o próximo passo? Antecipadamento agradeço pela atenção de todos que puderem me orientar. Mônica

Respostas

    Geovani da Rocha Gonçalves

    Geovani da Rocha Gonçalves Sexta, 24 de agosto de 2007, 19h04min

    Monica,

    Quando o Governador veta uma lei, normalmente ou é por considerá-la inconstitucional ou que não atende o interesse público. Este veto, devidamente motivado, é analisado pela Assembléia que pode derrubá-lo. Neste caso quem deve promulgar a Lei é o Presidente da Assembléia Legislativa. Com a promulgação e publicação a lei passa a ser válida e ter eficácia. Caso entenda que a Lei promulgada pela Assembléia seja inconstitucional, pode o Governador, por exemplo, entrar com uma Ação de Incosntitucionalidade....

    Abraços.