Passei a noite na rua bebendo em um bar e na hora de ir embora a bateria do meu carro morreu. Pedi ajuda a um taxista que estava passando e o mesmo se prontificou. Estávamos fazendo uma chupeta na bateria do meu carro quando uma viatura da polícia civil parou e me abordou. Acontece que eu estava com uma latinha de cerveja na mão e então os policiais me levaram preso em flagrante. Fui levado para a delegacia e detido durante a noite, ao amanhecer paguei fiança (R$ 600,00) por ser réu primário e fui liberado, porém não foi solicitado nenhum exame de urina ou sangue para constatar a embriaguez, e é claro que eu também não pedi para fazer, já que, a meu ver, poderia estar gerando provas contra mim mesmo. Ao que parece, a embriaguez foi baseada apenas pelo relato dos policias e a análise da perita criminal presente na hora em que sentei para dar a minha versão dos fatos e elaborar o B.O.

Minhas dúvidas: - a minha carteira de habilitação ficou na delegacia, como faço para reavê-la?

  • qual o caminho que irá se dar o processo agora?

  • posso perder a carteira definitivamente ou terei que ficar apenas um determinado tempo sem poder dirigir? quantos pontos perco na carteira?

  • existe alguma multa por ter cometido esta infração? (o que quero saber é: o valor da fiança que paguei, no valor de R$ 600,00 , já é uma multa? ou este valor foi pago só para não ir para a prisão e poder responder o processo em liberdade, e, sendo assim, ter de pagar uma multa adicional pela infração?)

  • posso ser preso?

  • existe algum acordo com o poder judiciário nesse caso para anular o andamento do processo?

  • quanto tempo este processo demora? posso continuar dirigindo enquanto o processo não é julgado?

Acredito que estas sejam as dúvidas de muitos que passaram pela mesma situação... Fico grato aos que souberem responder.

Respostas

    D

    Desconhecido Terça, 26 de abril de 2016, 14h11min

    600 refere-se a fiança para vc responder a processo crime em liberdade, resta saber se foi autuado por embriagues, lembrando que nem é preciso exame clinico ou de sangue para comprovar

    PÁDUA PORTELA

    PÁDUA PORTELA Terça, 26 de abril de 2016, 14h39min

    Thiago,

    Procure saber se houve a autuação por dirigir sob efeito de álcool, pois, em tese, você não vai preso pelo puro e simples motivo de estar alcoolizado.

    Pádua
    [email protected]

    ?

    Desconhecido Terça, 26 de abril de 2016, 15h23min

    Pádua e ISS,

    obrigado pela atenção, porém sou totalmente leigo no assunto. Se eu paguei uma fiança, é porque eu fui autuado, não? Existe a possibilidade de se pagar uma fiança e ser liberado somente com este recurso de uma possível autuação? Eu estava pensando que com certeza responderia a um processo, não sabia que eu posso ter sido autuado ou não. Vou verificar isso. E se eu descobrir que sim, que fui autuado, o que poderia acontecer? Li algumas coisas sobre penas pecuniárias no Google para casos de réus sem antecedentes criminais... precede? Obrigado.

    D

    Desconhecido Terça, 26 de abril de 2016, 16h41min

    Se eu paguei uma fiança, é porque eu fui autuado, não?
    autuado no crime isso sim.

    Existe a possibilidade de se pagar uma fiança e ser liberado somente com este recurso de uma possível autuação?
    a fiança foi paga e vc vai responder em liberdade pelo crime

    além disso vc deve ter sido autuado também por infração de trânsito
    e nesse caso além da multa de transito vc terá cnh suspensa por um ano.

    quanto a penas pecuniárias isso pode ser aplicada em razão do crime de embriagues como também penas alternativas

    mas a suspensão da cnh será de 12 meses sem possibilidade de outra medida

    M

    MTB Recursos Suspenso Terça, 26 de abril de 2016, 21h28min Editado

    Dificilmente a policia civil tem convenio para fazer autuação no transito.
    portanto, se não foi feito autuação sua cnh não será suspensa.