como proceder com inventário judicial ?

Há 10 anos ·
Link

gostaria de saber como iniciar um inventário judicial,meu marido é herdeiro de uma casa ,pois sua mãe morreu a 10 anos ,seu pai é vivo e não fez o inventário e se nega a fazer ,pois não quer vender a casa e também não permite que meu marido more lá ,enquanto isso a outra herdeira ,irmã de meu marido mora lá e até construiu lá,isso sem ter sido feita partilha ,oque acredito que seja ilegal,tudo isso está lesando meu marido e eu,que moramos de aluguel ,pois a irmã dele e o pai dele se negam a fazer o inventário ,vender a casa ou a qualquer acordo ,além disso o pai de meu marido diz que o imóvel vale menos do que realmente vale ,e diz que se for obrigado por um juiz a vender o imóvel irá esquentar a nota do imóvel,declarando -o com um valor menor e levando a diferença por fora com uma imobiliária ,lesando assim meu marido em sua parte da herança ,como proceder ? obrigada.

6 Respostas
Alex
Há 10 anos ·
Link

Tou achando você muito interessada nos bens de outros, quem sabe até mais que o teu marido (o maior interessado). Porque não é ele quem faz a pergunta? Talvez a casa seja a única morada do pai, além do mais quando o pai já não estiver nesta terra a herança será dividida entre os filhos, ENTRE OS QUAIS NÃO SE INCLUI VOCÊ.

Autor Desconhecido
Há 10 anos ·
Link

Fazendo inventário ou não, o pai do seu marido tem o Direito Real de Habitação, de morar na residência onde vivia com a falecida, enquanto viver. Entra e sai no imóvel quem ele permitir, e não precisa vender para dividir, ou pagar aluguel para os herdeiros.
Quanto ao inventário, seu marido pode providenciar, é só procurar advogado particular ou a defensoria pública, se tem baixa renda. Pela defensoria pública, o advogado é gratuito, mas terão que pagar taxas, impostos e multa do inventário.

Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

Alex já vi que não é advogado com toda certeza.só um "interessado" se passando pelo que não é ,hoje mesmo liguei na defensoria que desmentiu suas falsas orientações.

Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

DinaHZ ,o direito ele até tem mais meu marido pode sim pedir a venda do imóvel via judicial como fui orientada na defensoria ,se não sabe oque fala ,não fale ,com certeza não é advogada ou não sabe oque diz ,pensei que acharia algum profissional por aqui ,não recomendo esse site .

Autor Desconhecido
Há 10 anos ·
Link

Se tens a defensoria pública para se orientar, por que perguntas aqui?

Eu nunca afirmei que não podes tentar vender o imóvel via judiciário!! Poder até pode, ganhar, são outros 500.

Vá em frente, o tempo é seu, os gastos são do Estado,rsrsrsrs

Se eu fosse advogado/a seria dos/as piores, para ficar de blablabla na internet.

1 resposta foi removida.
Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

Dihahz vá estudar ao invés de ficar dando palpite ,não sabe nada ,nunca nem deve ter pisado uma faculdade de direito ,e quer dar uma de entendida ,coitada . não sei oque faz por aqui ,orientar que não com certeza ,falta do que fazer.

Esta pergunta foi resolvida
Há 10 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos