Minha esposa e eu nos mudamos para o Brasil quase 8 anos atrás (já casamos antes de mudar aqui) e agora vamos ter nosso primeiro filho. Precisamos nossa certidão de casamento ao registrar o bebê aqui. Eu acho que nosso casamento deve ter sido registrado no Brasil já durante o processo de pedido de visto em particular como ela estava num visto de dependente, mas isso foi tudo feito através de advogados da minha empresa anterior. Qual é o procedimento para cadastrar o meu casamento no Brasil e como eu poderia verificar se este já está feito ou não?

Respostas

    H

    honorio vieira Suspenso Quarta, 27 de abril de 2016, 12h45min

    Boa tarde Adrian,

    Geralmente casamentos celebrados no exterior para ter validade no Brasil, é necessário que primeiro legalize no consulado brasileiro, quando será emitida uma certidão de casamento consular, e quando chegar ao Brasil, deverá ser transcrita no Livro E no cartório de Registro Civil na cidade onde reside aqui no Brasil.
    Caso tenha feito todo este procedimento, e não ter a certidão de casamento original, deverá requerer uma segunda via no cartório onde possivelmente tenha feito a transcrição.
    Para registro o seu filho não tem necessidade da certidão de casamento, basta apenas os seus documentos de identidade e no caso se for estrangeiro a carteira de estrangeiro, além do documento emitido pelo hospital que comprova o nascimento do seu filho.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    ?

    Desconhecido Quarta, 27 de abril de 2016, 14h50min

    Como o processo foi feito pelo a empresa eu nao tenho certeza em qual cartorio foi feito, deve que ser algum em Sao Paulo mas existe um monte. Tem algum jeito de procurar em todos os cartorios do Sao Paulo ou tenho que ir pra cada um?

    H

    honorio vieira Suspenso Quinta, 28 de abril de 2016, 15h12min

    Geralmente os cartórios só fazem registros de casamento e de nascimento na jurisdição onde reside a pessoa, portanto, deve se informar em qualquer cartório qual corresponde a sua jurisdição, além do mais todas as certidões de nascimento e casamento, podem estar já digitalizados e qualquer cartório pode ter acesso
    Atenciosamente,

    Honorio [email protected]

  • Removida

    Esta resposta foi removida.