Boa noite!

Hoje entreguei meus documentos e fiz exame médico para admissão em uma empresa. No rol dos documentos, minha atual empresa me pediu uma carta de referência da minha antiga empresa. Fui no setor de RH e me informaram que não poderiam me dar, pois somente o Departamento Pessoal (que fica no Rio Grande do Sul) poderia realizar esse pedido. Liguei para o numero que me informaram, no RS, e me disseram que ate sexta vão me mandar por email. Eu posterguei o prazo para que eu consiga completar a documentação requerida.

Minha duvida é a seguinte: Se minha antiga empresa não me der a carta, provavelmente eu irei perder uma ótima oportunidade. Isso seria incorreto?! No caso como esse, o RH local não poderia fazer este documento, pois é crucial para que eu consiga essa oportunidade?? O que devo fazer caso não receba??

Estou apenas buscando um auxilio, pois o prazo esta se esgotando e não quero perder esse meu novo emprego.

Obs: Minha ex empresa disse que não tem costume em dar cartas de referencia. Por isso minha preocupação.

Obrigado desde já.

Respostas

    E

    Exatto Quarta, 27 de abril de 2016, 20h22min

    Leonan - A empresa não tem obrigatoriedade de conceder carta de referência, a
    não ser que conste na convenção coletiva de trabalho. A carta de referência é con-
    siderada uma cortesia da empresa e nem todas pendem para este lado.
    Muitas empresas concedem cartas de referência evitando que o ex-empregado saia
    com rancor, mas as empresas, portanto, estão desobrigadas por lei.

    ?

    Desconhecido Quarta, 27 de abril de 2016, 20h46min

    Obrigado pela resposta, Exxato..

    Bom, no caso eles não falaram que não me dariam.. Me deu um prazo de até o final desta semana.. Foi o que comuniquei hoje na atual, quando entreguei os documentos.. Se não acontecer, além de perder o emprego, tem o constrangimento nesse caso.. Mesmo assim não teria nada que eu possa fazer??

    Grato!

    R

    Rafael F Solano Quinta, 28 de abril de 2016, 21h20min

    Que constrangimento?? O seu ex patrão não tem nada com um futuro eventual patrão lhe fazer exigências que o ex não tem qualquer obrigação em satisfazer. Se o DP pediu para esperar (o que era obvio!! vc não trabalhou naquele setor para que o supervisor pudesse ele mesmo tecer suas referências) é porque eles devem levantar junto ao seu então chefe se vc merece ou não a recomendação. Se eles não recomendarem, lamento, nada se pode fazer, é direito deles terem e manterem a opinião deles sobre seu trabalho.

    R

    RENAN BRIDE DE OLIVEIRA Quinta, 28 de abril de 2016, 21h29min

    Explique para seu atual emprego que a sua ex empresa nao da a carta, tente negociar com eles, talvez uma referencia de uma outra empresa que voce ja tenha trabalhado, eu ja passei por isso

    ?

    Desconhecido Sexta, 29 de abril de 2016, 13h41min

    Quando me referi ao constrangimento, quis dizer de falar para minha atual gestora sobre um prazo e acabar não cumprindo..

    Mas acabou dando tudo certo. Recebi a carta e finalizei minha admissão.

    Agradeço a todos pelas respostas.

    Muito obrigado!

    R

    Rafael F Solano Sábado, 30 de abril de 2016, 14h32min

    Isso é entre vc e seu eventual futuro empregador, não é seu ex empregador que terá culpa se vc prometeu o que sequer sabe se irá conseguir. Lamento.

    Bruno Campelo

    Bruno Campelo Sábado, 30 de abril de 2016, 19h30min

    empresa não é obrigada a da carta de referencia

    Lisnei

    Lisnei Contagem/MG 182613/MG Sábado, 30 de abril de 2016, 20h04min

    o ideal é que cada um trabalhasse para si mesmo , sem ter que passar por estas agruras, mas infelizmente é esta a realidade.

    Evannize Gaudencio

    Evannize Gaudencio Sábado, 30 de abril de 2016, 21h20min

    A carta de referência geralmente já é um documento padrão que eles dão no momento da homologação. A empresa não irá dá nenhuma referência sua por escrito, logo, qualquer pessoa do DP poderia te entregar, agora depende dos procedimentos da empresa, provavelmente deve ser filial e está aguardando o retorno da matriz. Relaxe, eles irão te entregar. Caso contrário, vá ao sindicato que eles entram em contato imediatamente com a empresa e eles mandam!

    Evannize Gaudencio

    Evannize Gaudencio Sábado, 30 de abril de 2016, 21h21min

    Não irá dar nenhuma referência sua negativa por escrito *

    ?

    Desconhecido Sábado, 30 de abril de 2016, 21h32min

    Boa noite pessoal!

    Já foi resolvido. Minha antiga empresa me enviou, conforme havia dito. Já regularizei minha documentação junto a atual.

    Agradeço a todos pelas respostas.

    Fiquem com Deus!

  • Removida

    Esta resposta foi removida.