Manoel Melo

    Manoel Melo Sexta, 29 de abril de 2016, 1h48min

    Olhe se seu filho possui dois anos de idade, provavelmente ele já foi registrado, entretanto o que você quer é fazer uma retificação (alteração) do registro. Neste caso, você deverá estar munida de: Cópia do Passaporte, uma Carta assinada, e traduzida por tradutor juramentado, dele reconhecendo a criança como sua prole.
    Normalmente isso poderia ser feito de forma espontânea, sem necessidade de processo judicial, entretanto, tendo em vista a indisponibilidade do genitor desta situação, dever-se-á utilizar meios judiciais para tal retificação, podendo, inclusive acrescer-lhe o nome da família do pai.

    Se seu filho ainda não foi registrado (que desta forma, ele não poderia ter direito a qualquer assistência governamental, nem frequentar escolas) você precisará dos mesmos documentos, além de seus próprios, e ir a um cartório de registro civil.,

    ?

    Desconhecido Sexta, 29 de abril de 2016, 1h56min

    duvida: quando vc diz 'meios judiciais", quer dizer que tenho que procurar um advogado para tal retificaçao na certidao? poderia me explicar melhor. obrigada

    Manoel Melo

    Manoel Melo Sexta, 29 de abril de 2016, 2h06min

    Sim, quando me refiro a meio judicial, refiro-me a você contratar um Advogado, ou levar seu caso a defensoria pública, abrir um processo, para que judicialmente, ocorra tal retificação.
    Em ambos os casos, os documentos necessários são os mesmos. Cópia do Passaporte do Genitor (folha de identificação) e uma carta assinada (por ele) reconhecendo a prole (Caso não esteja escrita em português, deverá ser traduzida por um tradutor juramentado). Além obviamente de Seu RG, CPF, Comprovante de residencia e a cópia do registro da criança.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 29 de abril de 2016, 8h21min Editado

    ELBA

    Se o pai não reconheceu a paternidade no momento do registro, mas quer reconhecer agora e está fora do Brasil, ele deve comparecer no consulado brasileiro (ou escritório diplomático brasileiro) e lavrar escritura pública de reconhecimento de paternidade. Como disse, sendo de livre vontade, não haverá necessidade de ação judicial, advogado, forum etc. Mas somente ata notarial (escritura pública). O consulado brasileiro no exterior também funciona como tabelionato. Posteriormente, esta escritura será registrada no cartório de registro civil onde a criança foi registrada.

    HERBERT C. TURBUK
    Prof. de Direito Internacional

  • Removida

    Esta resposta foi removida.