Prezados, saudações.

Depositei antes de adentrar um imóvel o valor referente a dois meses de aluguel em caução (R$1.200) e fiquei neste imóvel durante 12 meses e meio, 15 dias a mais do que o mínimo implicado pelo contrato. Durante 10 meses fui pontual em meus pagamentos. Nos últimos dois e meio, por causa da crise, fiquei desempregado e me vi obrigado a atrasar os aluguéis.

A dívida final ficou mais ou menos assim: R$600 + R$600 (dois meses de aluguel) + R$300 (15 dias de aluguel) + 10% por não pagar em dia = R$1650.

Por ter parte desse valor em caução, e tendo avisado da minha saída com dois meses de antecedência, subentendi que o Locador não entraria com processo judicial durante o pequeno período de 15 dias que o valor ultrapassou o caução. Ledo engano.

Quando chegou a data de sair do imóvel fui acertar todos os débitos, porém não podia mais porque já estava em processo e a imobiliária se negou a receber.

Fui ver os valores a serem pagos e me discriminaram o seguinte:

R$1650 dos aluguéis + R$200 de gastos judiciais = R$1850.

Só que a advogada dele está cobrando os 20% de honorários advocatícios em cima desses R$1850, ou seja, R$370.

Quando na verdade, aqueles R$1200 da caução renderam e se tornaram R$1450. Ou seja, o valor real é R$400 de dívida. (R$1850-R$1450 = R$400)

Pergunta: O que fazer pros honorários advocatícios serem debitados como 20% de R$400 e não de R$1850? Ou seja debitados depois de creditada a caução? Isso pode ser facilmente feito, correto?

Acho um abuso os honorários serem debitados do valor total, duplicando minha dívida.

Muito obrigado desde já.

Respostas

    Bruno Campelo

    Bruno Campelo Sábado, 30 de abril de 2016, 19h00min

    esta certo os 200 são custas processuais e o adv sempre cobra 20% encima de tudo...

    ?

    Desconhecido Sábado, 30 de abril de 2016, 19h30min

    Defina "tudo" amigo. Qual é a ordem pra ser obedecida a partir do débito? Dei uma caução justamente para garantir o locador.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.