Meu noivo está com 53 anos de idade e 30 anos e 10 meses de contribuição, até 12/98 já havia contribuído 15 anos e sempre trabalhou como mecânico de manutenção em indústria gráfica, é possível pedir aposentadoria ? Informaram a ele que todos os funcionários que trabalhavam nesse ramo neste período tem direito a insalubridade, sem a necessidade do documento da empresa que faliu, essa informação procede? Att.

Respostas

    A

    Armando Segunda, 16 de maio de 2016, 23h35min Editado

    Valéria Cazotto//
    Pelos dados fornecidos, entendo o seguinte :
    Seu noivo começou a trabalhar em Jan;1983 e foi até Jan/1998 = 15 anos como gráfico
    Considerando que até 28/04/1995 valia a FUNÇÃO anotada na CTPS, seu noivo teria de pleno 12 anos, e 4 meses na função de gráfico. Então,
    12anos e 4 meses X 1.40 passará a 16 anos e 6 meses de contribuições
    Entendo que seu noivo poderá, se realmente a FUNÇÃO dele, anotada na CTPS naquele período era a de Gráfico ou equivalente,seus anos de contribuições passarão a ser considerados 37 anos e 4 meses de contribuições,
    Se a CTPS dele estiver bem conservada, sem emendas e sem rasuras ele estará a mais de meio caminho para se aposentar por tempo de contribuição independente de idade.
    Sofrerá um Fator Previdenciário de 0,686 %.
    Sugiro ir a uma Agência do INSS pedir contagem de tempo de contribuição, Levar a CTPS, Cartão do PIS/PASEP, RG, CPF e comprovante de residência(conta d'agua, luz ou telefone). Se tiver sorte, será atendido no ato ou será agendado um dia para o retorno.
    Boa sorte
    Armando

    ?

    Desconhecido Terça, 17 de maio de 2016, 14h56min

    Muito obrigada!

    Sergio Alexandre da Rosa

    Sergio Alexandre da Rosa Quarta, 16 de novembro de 2016, 10h17min

    .comecei trabalhar 1983 de 19881 2005 como cobrador de onibus total de contribuiçao 30 anos com insalubridade posso pedir a proporsional qual a chance de exito.

    Armando Franco

    Armando Franco Quarta, 16 de novembro de 2016, 15h32min Editado

    Sérgio Alexandre da Rosa//
    Por gentileza. Reformule sua pergunta. Talvez possamos ajudá-lo.
    Sds. cordiais
    Armando