Sou desenhista projetista e orçamentista da construção civil, como a crise anda feia, estou trabalhando como freelancer. Há 2 meses prestei serviço para uma construtora, onde um amigo meu engenheiro trabalha. Não fiz acordo escrito, mas tenho emails, whatsapps e provas que prestei o serviço em dia. Dois orçamentos para licitações, uma para obras do Rodoanel e outra para a prefeitura de Lins. Isso foi em meados de março de 2016. De lá pra cá, vim cobrando várias vezes, a guria da construtora dizendo que ia pagar e NADA. Já receberam 2 medições e nada de me pagar. Sei que o Juizado Especial talvez possa resolver, mas gostaria de saber como devo proceder. Ir ao Fórum? Preciso de advogado? Testemunhas?

Desde já, agradeço.

Respostas

1

  • 0
    H

    Hen_BH Terça, 17 de maio de 2016, 12h00min

    Para que se possa valer dos Juizados Especiais, sem necessidade de advogado, o valor da causa (valor da dívida) não pode ultrapassar 20 salários mínimos. Acima desse valor, o advogado é necessário.

    Deverá juntar todas as provas de que dispuser (documentos, e-mails, testemunhas etc) para melhor formar o convencimento do juiz em eventual ação de cobrança.

    Caso ingresse na Justiça Comum, com advogado, poderá ele ingressar com ação monitória.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.