Sou desenhista projetista e orçamentista da construção civil, como a crise anda feia, estou trabalhando como freelancer. Há 2 meses prestei serviço para uma construtora, onde um amigo meu engenheiro trabalha. Não fiz acordo escrito, mas tenho emails, whatsapps e provas que prestei o serviço em dia. Dois orçamentos para licitações, uma para obras do Rodoanel e outra para a prefeitura de Lins. Isso foi em meados de março de 2016. De lá pra cá, vim cobrando várias vezes, a guria da construtora dizendo que ia pagar e NADA. Já receberam 2 medições e nada de me pagar. Sei que o Juizado Especial talvez possa resolver, mas gostaria de saber como devo proceder. Ir ao Fórum? Preciso de advogado? Testemunhas?

Desde já, agradeço.

Respostas

    H

    Hen_BH Terça, 17 de maio de 2016, 12h00min

    Para que se possa valer dos Juizados Especiais, sem necessidade de advogado, o valor da causa (valor da dívida) não pode ultrapassar 20 salários mínimos. Acima desse valor, o advogado é necessário.

    Deverá juntar todas as provas de que dispuser (documentos, e-mails, testemunhas etc) para melhor formar o convencimento do juiz em eventual ação de cobrança.

    Caso ingresse na Justiça Comum, com advogado, poderá ele ingressar com ação monitória.