Sou op.de caixa, o meu horário de almoço é 12:00 E minha encarregada disse q só ia fechar meu caixa 12:30,eu disse q eu entrei no horário certo p sair no horário certo.fechei meu caixa sozinha e ñ atendi mais ninguém, daí peguei uma suspensão e o gerente disse q eu poderia ter pego uma justa causa. Quero saber meu direito qt isso.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 20 de maio de 2016, 20h21min

    Ela queria que vc saisse para almoçar mais tarde, é isso?? Se foi essa orientação que ela lhe deu, vc tinha de ter acatado, descumprir a ordem de superior pode sim levar a justa causa.

    H

    Hen_BH Segunda, 23 de maio de 2016, 17h51min

    O empregado tem direito a uma hora de intervalo para repouso/alimentação. Embora exista um horário fixo para isso (de 11:00 às 12:00, de 12:00 às 13:00 etc.), é certo que o empregador, a depender da necessidade momentânea pode antecipar ou dilatar o início do intervalo, ou até mesmo alterá-lo em definitivo, pois o empregado não tem direito adquirido a um intervalo que comece e termine sempre nos mesmos horários.

    O que ele não poderia fazer seria suprimi-lo, total ou parcialmente. Sendo assim, se a encarregada solicitou que esperasse para fechar o caixa em momento posterior, é o que deveria ter sido feito.

    Sendo assim, se você iria sair para almoçar às 12:30, teria então de retornar ao trabalho às 13:30.