Boa tarde? Meu filho tem 8 anos e conviveu com o pai dele ate os 3 anos de idade. Ele vive me perguntando quando que ele pide troca o sobre nome dele nao quer o do pai dele tanto que ele so assina o primeiro e o segundo ele quer colocar o nome do meu marido que cria ele des dos 5 anos de idade . Isso ele pode fazer isso o pai dele sumui e nunca mais teve noticias dele?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Segunda, 23 de maio de 2016, 22h18min

    Se uma criança tem uma experiência ruim na escola e diz que nunca mais irá voltar a estudar que é para a mãe tira-la de lá, a mãe deve obedecer?? Uma criança triste, zangada, sem ter ainda a capacidade de compreensão da vida adulta deve então receber o aval para decidir a propria vida e sobre tudo que diga respeito a ela??

    A paternidade, assim como a maternidade, não é um registro de amizade, de amigo, de simpatia, o filho nem precisa sequer conhecer seus pais, mas ele tem o direito de conhecer e ter registada sua origem. É por isso que até para mudar o proprio nome o cidadão precisa alcançar a idade minima de 18 anos, idade em que se espera que tenha desenvolvido alguma maturidade, pois a partir de então, terá ele de assumir tudo o que decider, arcando legalmente com suas consequências.

    Em suma, seu filho terá de alcançar os 18 anos para decidir qualquer coisa relacionado ao nome dele, mas dificilmente poderá retirar a paternidade pois esta é mero registro da origem genealógica de um cidadão, só muda se a justiça consentir numa adoção.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 23 de maio de 2016, 22h19min

    Seu marido pode adicionar o nome dele ao de seu filho, mas não irá figurar como pai dele, exceto se o pai biologico consentir com a adoção pelo padrasto. Portanto, localize-o e faça a proposta.

    T

    Teté Terça, 24 de maio de 2016, 9h56min

    Olá, tenho a guarda compartilhada (com a mãe) de uma criança de 4 anos, o pai faleceu, no termo de guarda a residência da criança é comigo mas, a mãe pode ficar 15 dias das férias escolares com a mesma e tem livre acesso, podendo estar com a criança sempre que quiser. Nestas condições, com o consentimento da mãe, seria possível acrescentar meu sobrenome ao nome da criança? Obrigada.

    R

    Rafael F Solano Terça, 24 de maio de 2016, 13h40min

    E qual seria sua ligação com a criança?? Tem algum parentesco?