Boa tarde. Sou chilena e moro no Brasil desde 2001, cheguei aqui com 6 anos e apenas em 2012 fiz meu rne para poder sair do país. Ele só chegou em 2014 e venceu em 2014 mesmo, em 2015 fui morar fora e sai com o rne vencido, onde me cobraram uma multa de aproximadamente R$900,00. Decidi voltar ao brail em 2015 mesmo e quando fui a pf me disseram q deveria pagar a multa e o rne fazer tudo novamente, pagar as taxas e tudo como se fosse a primeira vez... é realmente isso? Obrigada

Respostas

    H

    honorio vieira Suspenso Terça, 24 de maio de 2016, 19h23min

    Boa noite Micaela,

    Como o seu visto anterior era temporário, que pelo meu conhecimento deve ter feito pelo acordo imigratório do Mercosul, e como não fez a transformação para permanente, antes do vencimento do mesmo, o correto e requerer um novo pedido de visto temporário pelo Mercosul e aguardar dos dois anos, e antes de vencer requerer a transformação para permanente. A multa que você pagou foi de R$ 827,75 relativo a data do vencimento do seu RNE até o dia da saída do Brasil, e como ja tinha mais de 100 dias, pagou a multa máxima.
    Caso requeira o visto pelo acordo novamente, o seu RNE será o mesmo, pagara as taxas da nova carteira e do registro, além de instruir o processo com os documentos exigidos no Decreto do acordo imigratório.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    ?

    Desconhecido Terça, 24 de maio de 2016, 22h39min

    Eu ainda nao paguei a multa, quando entrei no pais por terra nao me disseram nada... mas infelizmente no dia que fui na pf me deram as mínimas informações sobre o assunto. Em algum jeito de não pagar essa multa? Eu estou desempregada e preciso do documento pra poder tirar minha carteira e trabalho. Meu rne foi pelo acordo Mercosul mas meus pais tem permanência definitiva pq minha irmã caçula é brasileira. O que posso fazer para correr a inserção dessa multa?

    H

    honorio vieira Suspenso Quarta, 25 de maio de 2016, 16h39min

    so fazendo pelo acordo imigratório, que ficará isenta de pagar a multa

    ?

    Desconhecido Sexta, 27 de maio de 2016, 13h10min

    Muito obrigada pelas informações!