meu pai que expulsar a minha mae de casa. resumo do caso; casados em cartorio a 30 anos, apenas 1 filha (eu -23 anos) e tudo que eles conquistaram (casa, carro e sitio) a maior parte em dinheiro sempre foi dela (tem como provar). Acontece que a 3 anos eles dois estão em brigas consecutivas onde ele sempre a humilhava. A 1 ano minha mãe se envolveu com outra pessoa e ele não quer dar o divórcio, por diversas vezes já a de morte, utiliza "religião" para diminuí-la e a obriga a dormir na mesma cama (não tem nada fisico ou forçado) mas ele fica ameaçando (se ela não deitar comigo, ninguém aqui vai dormir) fora isso, já a lesou financeiramente por quebrar e rasgar coisas dela. Se ela sair de casa e ir pra casa do qual ela está envolvida, perde direitos? Preciso de orientação

Respostas

    Vanderley Muniz

    Vanderley Muniz Quarta, 25 de maio de 2016, 10h29min

    Se são casados há 30 anos os bens são comuns, metade dela metade dele, presumo que sua mãe ainda é jovem a considerar a sua idade 23 anos, portanto é possível afirmar que ela se casou ainda jovem e não possuía tantos bens antes do casamento.
    Ela não perde seus direitos ao deixar o lar conjugal.

    Felix Sehnem

    Felix Sehnem Quarta, 25 de maio de 2016, 10h42min

    Pode sair de casa e entra em seguida com divorcio. Vão ter de dividir os bens.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 25 de maio de 2016, 11h50min Editado

    Ela pode pedir o divórcio litigioso, pode enquadra-lo na Lei Ma da Penha, pode e deve pedir ordem de restrição, denunciar as ameaças de morte. E nada neste mudo irá tirar o direito dela a meação dos bens conquistados na constância do casamento de fato. [...]

    R

    Rafael F Solano Quarta, 25 de maio de 2016, 11h54min Editado

    Se os recursos usados na aquisição dos bens de família (casa, e etc) eram de antes do casamento, como de doação ou herança recebida por ela, e não sendo o casamento deles sob o regime de união total de bens, seu pai só terá direito ao que tiver sido produzido com o investimento de tais recursos, pois aos bens ele não terá direito.

    [...]