Rafael F Solano Quinta, 26 de maio de 2016, 20h16min

    Claro que não!!! O Brasil é um pais com várias religiões, e nossos estado é laico, ele não pode condicionar nada no sentido desta ou daquela religião, ele tem de ser neutro neste sentido!!

    Claro que ter uma relação estável que represente um nucleo familiar tranquilo e seguro para a criança ajuda muito na aprovação da adoção, portanto, convêm que tenham um contrato celebrado em cartório.

    D

    Desconhecido Sexta, 27 de maio de 2016, 1h14min

    ""Como adotar uma criança? - Vá a Vara da Infância de sua cidade e se inscreva como candidato a adoção.
    Além disso, há muitas coisas que podem ser feitas, ler cartilhas, livros, conversar com pessoas, etc, mas o caminho certo, daquele que depois você não se arrependerá é pela Vara da Infância.

    Como me inscrever como pretendente à adoção? - Primeiramente, deve se dirigir a Vara da Infância de sua cidade ou região, com o seu RG e com um comprovante de residência. Receberá então informações iniciais a respeito dos demais documentos necessários para dar continuidade ao processo. Após análise e aprovação da documentação, entrevistas serão realizadas com a equipe técnica da Vara da Infância e da Juventude, composta por profissionais da área da psicologia e do serviço social.

    Pessoas solteiras podem adotar? - Sim, sejam homens ou mulheres.

    Quanto tempo leva para adotar uma criança? - Primeiro acontece o processo de habilitação. Depois vem a espera para que surjam crianças para adoção de todas as pessoas que se cadastraram antes de você. Por fim chega a sua vez e acontece o seu processo de adaptação e adoção. O mais demorado é a espera para que surjam crianças. Isso varia muito de uma cidade para a outra e pelo perfil escolhido.

    Existe limite máximo de idade para adotar? - Não existe um limite máximo para adotar uma criança. Mas algumas questões devem ser consideradas. Pense não apenas na sua idade no momento de se candidatar a adoção, mas na sua idade que terá quando for chamada e principalmente, na sua idade que terá quando essa criança for um adolescente, uma época onde a presença dos pais é tão necessária. Muitas pessoas pensam em crianças como a companhia na velhice, mas isso não é justo com uma criança, que já teve uma vida bastante difícil, muitas vezes em abrigos esperando que alguém a adote. Se você quer ajudar, pode haver outras maneiras como apadrinhamento afetivo.

    Por que o processo de adoção é tão demorado? - Grande parte dos candidatos a pais adotivos manifesta o desejo de adotar bebês meninas e brancas, sendo que a maioria das crianças em situação de adoção dificilmente corresponde a essas características. Além disso, a proporção de crianças abrigadas em condições legais para adoção é reduzida. E, por último, é preciso respeitar o tempo e as medidas necessárias para ocorrer a destituição do poder familiar. Um filho biológico leva 9 meses para nascer. Mais um ano de casamento nos casos mais organizados. Esse tempo serve para preparar o casal, ler sobre crianças e retirar os cristais da sala de jantar. Pensar em quanto custa uma escola de qualidade e o que é importante: com filhos as prioridades mudam.""" Fonte: Portal da Adoção