Gostaria de saber como faço para dar entrada no pedido de pensão alimentícia para as minhas filhas. Tenho duas filhas, uma de 04 anos e uma de 07 meses, que não são filhas do mesmo pai e ambos não querem me ajudar no sustento delas. Moro com meis pais que me ajudam nas despesas com elas. Por favor, peço orientações de como proceder. E mais uma observação, a certidão de nascimento da menor(7meses) está com o pai dela e ele não me entrega.

Respostas

    B

    Beth Almeida Sábado, 15 de janeiro de 2011, 8h31min

    Por que vocês estão pagando? seu irmão não tem condições de arcar com a pensão alimentícia? esses percentuais citados são sobre o salário mínimo? a tutora (mãe) da criança não tem condições de trabalhar?

    M

    Mateus Adv. Sábado, 15 de janeiro de 2011, 10h34min

    Fábio,

    É preciso ver o que o juiz determinou na sentença.

    Na sentença tá escrito quem deve pagar, e quanto, e de que forma.

    Pelo que você escreveu, eu não consegui entender essas coisas.

    F

    fabio juliao Sábado, 15 de janeiro de 2011, 17h22min

    É simples determinou que eu pagasse, e recebendo ela entrou contra minha mãe, e ela começou a receber dela também. minha mãe entrou contra e deu os comprovantes que eu estava depositando,mas a juíza não aceitou e ela ainda esta pagando,então a tutora da criança recebe duas pensões ,minha e de minha mãe.
    Sim ela trabalha, no escritório do advogado que esta representando ela.
    O valor é sobre o salário mínimo. Eu deposito o dinheiro, e é descontado automaticamente do salário da minha mãe.
    Mas eu gostaria de saber se é possível receber duas pensões ao mesmo tempo
    Nos dois processos está escrito ação de alimentos para XXXXX.

    B

    Beth Almeida Sábado, 15 de janeiro de 2011, 18h46min

    Ao final a tutora recebe 90% sobre o salário mínimo? R$ 459,00?

    Realmente se ela também trabalha não tem porque só o pai (no caso a avó tb) arcar com o sustento da criança. A não ser que você é pagador infiel, aquele que está sempre atrasado, foge das notificações judiciais, atrasa o depósito, não tem emprego fixo, ai infelizmente sobrou pra coitada da avó. Mas só analisando a fundo o caso é que se poderá emitir um parecer mais adequado. Pela narrativa atual está tudo muito confuso ainda.

    N

    nin Domingo, 16 de janeiro de 2011, 19h24min

    tenho um filho de 1 ano e 8 meses separei do pai dele tem 7 meses e preciso tirar minhas duvidas.tem 5 meses q ele não da nada pro meu filho só q ele ta desenpregado vai fazer um més.eu quero saber como fasso pra botar ele na justiça porque eu não tenho o endereço dele.eu mesma posso entregar a carta?? e quais são os direitos do meu filho por favor me ajudem..

    N

    nin Domingo, 16 de janeiro de 2011, 19h28min

    eu queria saber quanto tempo leva o processo?pq eu estou desempregada

    B

    Beth Almeida Domingo, 16 de janeiro de 2011, 22h37min

    nin

    Se você não sabe o endereço dele como pretende entregar a carta?

    Descubra onde ele mora ou a casa dos pais dele e entra na justiça. Se ele está ou não trabalhando isso não importa ele tem que dar um jeito e pagar a pensão para o filho. Se ele não tiver mesmo condições de pagar você entra com a ação contra os pais dele.

    Quando se trata de alimentos para menor a ação costuma ser rápida.

    Se não pode pagar advogado contrate um defensor público.

    A

    anarosa Segunda, 17 de janeiro de 2011, 17h05min

    Tenho um filho de 6 anos, e nunca solicitei na justiça pagamento de pensão alimentícia, e raro as vezes que ele comprou algo para meu filho, mas agora estou sem emprego, e não tenho como comprar roupas, materiais escolares, coisas que crinças precisam, tenho um relacinamento estável com outra pessoa. Fui ao forum, e me mandaram até a OAB, eles fazem uma triagem se tenho condições ou não de pagar um advogado. Mas como tenho um marido que não é pai dessa criança tenho medo que o advogado ache que meu filho não precise dessa pensão. Será que isso pode acontecer? Creio que é o pai legitimo que tem que arcar com suas responsabilidades! Algum advogado tire esta dúvida por favor.

    B

    Beth Almeida Segunda, 17 de janeiro de 2011, 22h41min

    anarosa

    Você pode até se casar com um milionário, ainda assim o pai do seu filho terá obrigação de pagar a pensão alimentícia, a menos que você não queira.

    Procure um defensor público e entre na justiça para regularizar a pensão para a criança e também as visitas.

    N

    nin Quinta, 27 de janeiro de 2011, 10h37min

    obrigado ja estou correndo atrás e consegui ele agora ta morando perto da minha casa de aluguel mais o endereço eo mesmo q o meu pq as casas ainda não são desmembradas tem algum poblema??eu consegui marca pro dia nove de fevereiro e na defensoria publica.obrigado pela orientação

    A

    Adler Terça, 29 de março de 2011, 9h09min

    Bom dia! Eu tenho um neto de 2 anos e o pai dele trabalha sem carteira assinada. Queria saber se no caso de falecimento do pai, se meu neto vai ter direito a alguma pensão ou ajuda do governo. Fico muito preocupada porque meu genro trabalha dirigindo caminhão, o que considero muito perigoso. Desde já agradeço a atenção.

    L

    LLA Terça, 19 de abril de 2011, 12h52min

    Boa tarde, bem tenho varias duvidas.
    •Gostaria de saber como eu dou entrada para pedir a pensao alimenticia, sendo que o meu ex ele tem um endereço onde morava que moarava com a mae, mais e um tipo de pessoa que nao se da bem com ela e vive mudando de moradia, caso eu de um endereço e ele nao comparecer as audiçoes o que acontece com ele?

    • E se o juiz determinar um valor e ele der um valor menor o que eu faço?

    • E se estipular uma data a ser paga e ele pagar com atrasos oq ue eu posso fazer ?

    Muito Obrigada !

    V

    Vivi Vieira Quarta, 25 de maio de 2011, 14h51min

    olá preciso da ajuda d vcs. a 5 anos atrás entrei com um processo de pensão alimentícia na comarca de niterói, fomos chamados e entramos com um acordo de 150, 00 q equivalia a 43%do salário mínimo na época, isso em março de 2006. até hj ele dá os150,00 e + nada, fui até a comarca e soube q sumiu o processo como se eu nunca tivesse entrado com ele. não queria entrar com um novo processo pois eu queria a diferença desses anos todos e nenhum advogado quer pegar minha causa para averiguar o pq do sumiço do processo o que posso fazer pois agora ele tem + 2 filhos. obrigada

    B

    bv Quarta, 25 de maio de 2011, 16h58min

    tenho uma filha de seis anos que a mãe tem a guarda mas não mora com a mãe mora com minha avó, e a mãe ganha uma pensão ótima mas não ajuda minha avó em nada, só dá um cartão de mercado de 45 reais e paga a escola de 130 reais, sendo que a escola sempre pede material e uniforme de frio que a mãe dela não compra, pois diz que não tem dinheiro esse mês de maio ela recebeu 800 reais de pensão alimentícia junto com minhas férias, minha filha está precisando de roupas de frio e uma cama pra dormir, e a mãe disse que não tem dinheiro eu tenho minhas despesas por mês tenho casa carro e familia pra sustentar, não posso suprir essas necessidades da minha filha na casa da minha avó, mas me vejo na obrigação de ajudar para minha filha estudar se vestir e comer estou tendo que pagar duas vezes pensão, pra mãe da minha filha poder construir sua casa pagar sua moto seus estudos e cursos com o dinheiro que dou da pensão da minha filha. A mãe está de boa vida e minha filha está passando necessidade na casa da minha avó, isso não é justo eu quero a guarda da minha filha que quer morar comigo, mas tenho que recorrer na justiça com várias provas em quanto que a mãe dela pra me proibir de pegá-la basta ir na delegacia e mentir dizendo que eu sequestrei minha filha pra juíza suspender minhas visitações. Onde vamos parar essas psicapatas ficam por aí soltas fazendo inferno e tentando extorquir nossos dinheiros a todo custo. Desde quando me divorciei dela venho sendo intimado processado injuriado constrangido chantageado, tudo sem prova ela vai lá faz a denuncia e a lei fica do lado dela nunca fui chamado pra me justificar e nem me defender mas ela sempre consegue um meio contando as mentiras dela de tirar meu dinheiro sempre 500, 600,800, 1000, dinheiro esse que seria pra minha filha, mas que nunca foi pois minha menina está sempre doente muito mal vestida suja largada na rua ou igual peteca na casa de um e outro, magra, sem higiene, e passando fome, é sempre assim quando vou ver minha filha que a encontro, agora a mãe dela deu pra não levá-la mais pra casa da minha avó fazendo ela faltar aulas frequentemente no colégio, chegou a faltar uma semana direto de aulas, e a diretora disse que com esses faltas frequentes sua alfabetização fica muito deficiente. Pois ela já tem seis anos e ainda está no jardim 3, por sua mãe ter sido relapsa com seus estudos. Nossa quando a lei vai deixar de ser cega, estou pagado um advogado e tenho fé em Deus que conseguirei tirar minha filha dessa situação, e juntos eu e minha esposa conseguiremos retomar nossa família com nossa filha já que elas se tratam como mãe e filha a anos e minha esposa que sempre cuidou dela com muito amor é chamada de mãe pela minha filha. " minha filha já morou longos períodos conosco.

    T

    Tatiane de Paula Gomes Domingo, 12 de outubro de 2014, 21h59min

    Boa Noite, tenho um filho de 15 anos que recebe pensão do pai desde a nossa separação em 2005, porem o pai dele casou se novamente e esta com uma filha de 10 meses, porem vive desempregado, faz alguns bicos mas não para em emprego algum e agora so da a pensão do meu filho quando quer! Gostaria de saber se eu entrar com uma ação judicial tenho alguma chance? Obrigada

    Lorena Guerra

    Lorena Guerra Sábado, 25 de junho de 2016, 9h19min

    Meu marido quer dar entrada no oferecimento de pensão. Porém moramos na casa do meu pai e ele não possui comprovante de residência no nome dele. Ele pode comprovar endereço com a declaração reconhecida em cartório?

    Janaina Ferrari Ferrari

    Janaina Ferrari Ferrari Domingo, 25 de dezembro de 2016, 16h15min

    Queria saber
    Já estou a dois anos separada de o pai dos meus filhos não da pensão moro em São Paulo e ele no Rio de Janeiro como faço para dar entrada no pedido de pensão alimentícia e quais os documentos necessários pois não tenho muitos dados dele nem sei onde ele trabalha