Pessoal, estou atualmente com duas fontes de renda que descontam o IRPF na fonte, em ambas caio na faixa de 7,5. Pergunta: quando declarar o irpf em 2017 será somado os dois rendimentos e assim irei entrar em uma faixa maior de IR tendo que pagar mais ainda, visto que já paguei na fonte pelos dois?

Respostas

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Quinta, 02 de junho de 2016, 17h36min Editado

    Em sendo o salário uma renda tributável, há que somar os rendimentos por fonte pagadora e os serviços prestados sem vínculo empregatício, sabendo-se que se os houver há que pagar carnê-leão(parte que ultrapassar a 1.903,98 por mês) e pode compensar na declaração de ajuste; o próprio Sistema irá calcular o imposto, se for o caso....Além disso, o declarante pode abater as deduções por lei, como a própria previdência/inss descontada no contracheque ou paga em separado;instrução,os dependentes financeiros ou até 24, se forem estudantes universitários ou cursando escola técnica; pode abater gastos com médicos,plano de saúde,dentista,pensão alimentícia, se for o caso; empregada doméstica etc.([email protected]).