Sou inquilina e recebi uma carta do proprietário comunicando-me que ele recebeu uma proposta de compra do apartamento e que estaria me dando o prazo de 24 horas a contar do recebimento da presente comunicação, para que eu manifestasse interesse em adquirir o referido imóvel, em igualdade de condições e preço que foram ofertadas pelo proponente comprador, o qual eu respondi SIM prontamente enviando a minha proposta. Depois disso eu não consegui mais contato com ele, e passado um mês a nova proprietária me ligou avisando da compra.

E a minha proposta de compra?? Ele pode passar por cima do meu direito de prioridade e vender o imóvel? Isto está certo?? Posso embargar a venda??

Este proprietário é advogado, ele sabe que fez errado e mandou desculpas pela venda do meu apto e ofereceu-me outro apto em andar mais baixo no mesmo prédio que também é de sua propriedade.

Em vista disso, consultei o CNPJ dele no site do TJ e encontrei 22 processos e uma execução (valor 10 mil mais juros) da fazendo publica buscando bens dele para penhora. Então concluo que ele está vendendo os bens dele para se safar da justiça.

Pergunto: eu precisava saber quais riscos estes processos apresentam na compra de um imóvel, ou basta ele ter processos que o negócio já é arriscado?

OU eu deveria denunciá-lo? Como e onde eu posso denunciá-lo??

Desde já Obrigada!

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 15 de setembro de 2007, 16h09min

    O direito de preferência prazo 30 dias, se não for cumprido e vendido a terceiro vc terá um prazo decadencial de 6 meses, para depositar o preço e anular o negócio, ou demandar idenizatória.

    Comprar imóvel de quem tem processo e principalmente em fase de execução é muito arriscado, pois o negócio poderá ser anulado e terceiro ficar com seu imóvel e você apenas com o direito em demandar em face do vendedor.

    Denunciar não tem nada haver, viva sua vida, o que é ruim se destroi por se próprio (pensamento particular)