Desconhecido Sábado, 04 de junho de 2016, 18h21min

    Não e possível isso e ilegal e o filho excluido da herança poderá reaver via judicial.

    D

    Desconhecido Sábado, 04 de junho de 2016, 18h37min

    artigo 1814 do código civil traz causas de indignidade seu filho se enquadra mas hipoteses?
    tem tambem artigo 1862 do código civil.
    incorrendo ele nessas hipoteses podera ocorrer deserdacao

    ?

    Desconhecido Sábado, 04 de junho de 2016, 20h21min

    eu fico imensamente grata por sua gratuita resposta

    ?

    Desconhecido Sábado, 04 de junho de 2016, 20h23min

    agradecida por me responderem

    Paty *****

    Paty ***** Domingo, 05 de junho de 2016, 2h09min

    Prezada Roseli

    Embora seja possível, esse objetivo não pode ser concretizado de forma tão simples.

    Desaprovar uma atitude, por exemplo, não é o suficiente para deserdar filho. Conforme o advogado Adriano Ryba, especialista em direito de família e presidente da Associação Brasileira dos Advogados de Família (Abrafam), os principais motivos são a violência contra os pais e o desamparo em caso de enfermidade grave.
    As causas específicas estão previstas nos artigos 1961, 1962 e 1814 do Código Civil. “Elas precisam constar no testamento e serem comprovadas posteriormente”, aponta. Atitudes como ofender os pais ou seus companheiros com injúria grave, relações ilícitas com padrasto ou madrasta, agressão física ou tentativa de homicídio contra o autor da herança e seu consorte também são motivo para deserdar filho.
    Assim como um pai pode deserdar filho por meio de uma cláusula no testamento, o contrário também é possível. Conforme o artigo 1963 do Código Civil, as mesmas causas já citadas valem também no sentido oposto, de filho para pai.

    Espero ter ajudado!!

    R

    Rafael F Solano Domingo, 05 de junho de 2016, 12h47min

    Deserdar um filho é possível, mas tem de haver motivo. Se é porque ele não se revelou a pessoa que vc idealizou, porque ele não lhe obedece, etc, não cabe. Ninguém é o que o outro deseja sem que para isso pague o amargo sabor da infelicidade, e ninguém tem o direito de fazer outro infeliz para conseguir ser feliz.

    Todo cidadão é livre para dispor de seus bens como bem entender, contudo, só pode doar até o limite de 50% de seus bens particulares a quem quiser, não somente a filhos, pois, filho não nasce por vontade propria e nem faz acordo com os pais para vir ao mundo, por isso são os sucessores naturais de seus genitores, herdeiro necessário.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 05 de junho de 2016, 14h36min

    Vc é a adulta na situação, e não ele!!!

    Ele ainda está sob a sua tutela. Se ele tem problemas mentais é sua obrigação buscar trata-lo, se ele tem problemas de comportamento, é sua obrigação buscar ajuda para ajuda-lo.

    Até que ele se torne maior de 18 anos vc não pode "deserda-lo" simplesmente.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 05 de junho de 2016, 14h40min

    A deserdação não trata de problemas de ordem de relacionamento, como a má educação dos próprios filhos.

    Pois, vejamos:
    Art. 1.814. São excluídos da sucessão os herdeiros ou legatários:
    I - que houverem sido autores, co-autores ou partícipes de homicídio doloso, ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente;
    II - que houverem acusado caluniosamente em juízo o autor da herança ou incorrerem em crime contra a sua honra, ou de seu cônjuge ou companheiro;
    III - que, por violência ou meios fraudulentos, inibirem ou obstarem o autor da herança de dispor livremente de seus bens por ato de última vontade.

    Art. 1.962. Além das causas mencionadas no art. 1.814, autorizam a deserdação dos descendentes por seus ascendentes:
    I - ofensa física;
    II - injúria grave;
    III - relações ilícitas com a madrasta ou com o padrasto;
    IV - desamparo do ascendente em alienação mental ou grave enfermidade.

    Mas seu filho é menor de 18 anos, está em formação, é responsabilidade sua e do pai. se vcs tem problemas familiares, busquem terapia. Se o rapaz tem problemas mentais, procure tratamento psiquiatrico

    R

    Rafael F Solano Domingo, 05 de junho de 2016, 14h47min Editado

    Seu filho tem 15 anos, é um adolescente mal educado pelos pais, ele será sua responsabilidade até que complete 18 anos, isso se não ficar comprovado que tem algum distúrbio psiquiátrico ou foi objeto de maus tratos PELOS PAIS.

    [...]

    R

    Rafael F Solano Domingo, 05 de junho de 2016, 15h31min

    Antes de ter direito, um cidadão tem obrigações. Ter filho é escolha, não é obrigação e nem é acidente. Se tem um filho que não a respeita, reveja a educação que deu a ele, a maneira com que sempre o tratou, se sempre agiu de maneira a trata-lo com respeito, com dignidade, sem agressão ou humilhação, sem invadir a privacidade do individuo, sabendo tmb se dar ao respeito, e mesmo assim ele tem mau comportamento, procure ajuda da ciência, ele pode ter algum problema psiquiatrico ou apenas piscologico, que com ajuda possa melhor. Esta é sua obrigação como mãe até que ele se torne adulto.

    ?

    Desconhecido Domingo, 05 de junho de 2016, 19h07min

    em primeira mão quero agradecer pelo sr. me responder gratuitamente ...

    vdd Dr Solano , tenho os 2 ela 11 ele 15 e são como água e vinho
    esse menino por dois anos reprovou estudando em escola particular , cheguei a leva-lo em psico pedago nada descoberto
    sempre teve vergonha de mim , quando eu ia busca-lo na escola se escondia por ninguém ver que eu era sua mãe
    aguentei muitas humilhações dele como : velha porca , cara chata , olhe pr vc :parece uma catadora de lixo ,olhe pra sua cara como vc é feia , gorda não sabe se arrumar envergonha agente gosta de viver e se comportar como pobre , g , olhe pra essa casa que moramos isso parece um barraco imundo , grandes vida eu tenho aqui , meu futuro do seu lado será brilhante não vejo a hora de completar 18 anos e sair daqui , 15 anos de minha vida perdido aqui ,( uma vez foi na delegacia dar parte de mim por eu ter meus cachorrinhos dentro de casa , chegou la informaram a ele que não existe lei que obrigue uma mãe não ter cachorros dentro de casa , ele ligou no conselho tutelar e solicitou uma vistoria pra que eles viessem aqui em casa fazer uma vistoria de como ele vivia , nunca ninguém veio , um dia os levei ao habibs pra comer , enquanto ele comia , ele me humilhava , olhe pra vc, vc não sabe comer olhe esse seu cabelo parece uma bruxa , envergonha a gente , vc só come com os dente da frente , vc é uma vergonha , Dr. fui paguei a conta depois fui ao banheiro chorar .... aqui em casa ele sempre falou coisas assim de mim me chamava constantemente de demônio satanás , nunca me pediu uma desculpa , por ultimo não queria mais estudar me peitava qui dentro de casa , me dava de dedo na cara , um dia me disse : se algum dia acontecer algo comigo ou com minha irmã , nem que apodreça na cadeia eu venho aqui e te mato te pico em pedacinhos , em janeiro voltou da praia , chegou aqui em casa igual um demônio , me disse que queria ir morar com opai dele e que se eu achava que ele ia sair daqui sem nada estava enganada pois ele sabia de todos seus direitos e tudo que fosse dele iria levar , sexta feira ele passou dos limites a qui em casa me deu uns empurrões , pois pela vigésima vz não quis ir pra escola eu disse , não vai pra escola ,não vai ficar na internet , ele disse desligue meu computador pra ti ver , eu te mato aqui dentro , eu ja tenho força pra isso eu ja tenho força pra te enfrentar , então ai nesse momento percebi que não dava mais , mandei ele ajuntar as coisas dele e disse hj vc vai sair daqui ,dessa casa que chama de barraco , hj essa velha porca e suja recupera seus valores , ele não queria sair eu liguei pro pai dele e mandei levar ou eu iria chamar o conselho e mandar levar , enfim dr.
    sempre fui uma mãe dedicada respeitosa dentro de casa , nunca deixei faltar nada pra eles , em virtude de todas essas humilhações nada do que conquistei as custas de muito trabalho e economia quero deixar pra ele se eu consegui ter 10 imóveis bons aos 44 anos , foi porque sempre gastei pouco economizei , pra que os dois morassem em casa própria e tivessem comida dignidade , sempre comeram fora , cinema praia . comprei um apartamento pra cada um na praia ... as custas de nunca gastar nem com sapatos não fazer unhas não ir ao salão pra receber isso .
    moramos em uma casa simples porém o terreno vale 700,000 mil eu disse a ele eu vou morrer um dia ai vc pega sua parte e faz oque quiser , naõ sei se ele ou o Pai dele que inferniza a cabeça dele , porém dr. mandei ele embora daqui e nunca mais quero esse espirito de volta ... e não quero que ele receba de mim nem meus cachorrinhos não quero esse cara no meu velório , não quero ouvir nunca mais a voz dele , desejo que ele realmente encontre na vida dele o satanás que ele sempre me chamou dentro de casa , sempre fui muito econômica , porém nunca deixei faltar nada pra eles e construí um bom patrimônio pros dois e trabalho muito e tenho uma nova meta pros próximos 10 anos se eu vier a viver até la não quero deixar nada pra esse piá ,,,,,, quero comprar um terreno em um banhado onde quando chover alaga tudo e quero mandar construir um barraco .... vários ..... onde tenha favelas por perto , e isso quero deixar pra ele ... eu quero colocar na escritura essa é a herança que uma velha porca gorda da cara chata que não sabe se vestir deixou pra vc .

    Dr. me perdoe o livro ,mas é revoltante agente ter um filho , comprar produtos de primeira linha os melhores sabonetes as melhores roupas , musiquinhas de ninar escolas particulares, comidinhas e depois descobrir que criamos uma cobra , se eu continuasse com ele aqui ele ia fazer comigo igual a susana fez com os pais dela ....

    esses motivos Dr. eu creio que vão ser suficientes pra eu não deixa nada pra ele ???

    eu queria inclusive tirar meu nome dele mas isso não é possível
    se eu pudesse eu faria uma transfusão pra não ter nele o meu sangue
    nunca ví tanto ódio em um olhar como vi nos olhos dessa criatura , um garoto que nunca trabalhou, nunca fe nada dentro de casa , coloquei em vários cursos , sempre inventava um história e ia somente na primeira semana e eu perdia dinheiro ....
    enfim Dr. de repente eu errei na educação dele , ms ele é um menino super educado culto , super instruído aos 15 anos
    agora não consegui fazer com que ele não me odiasse .
    eu disse a ele vc vai estudar vou te por numa faculdade nem que eu tenha que te jogar la dentro vai estudar , talvez seja esse o motivo :eu obrigar ele a fazer a única coisa que ele não gostava de fazer estudar , queria ficar só no computador jogando e mais nada ....

    ?

    Desconhecido Domingo, 05 de junho de 2016, 19h26min

    ele me odeia por eu ser uma mãe protetora , econômica ,simples , porém em contra partida nunca aconteceu nada de ruim na vida dele a não ser reprovar .... eu eu não o crucifiquei eu disse bola pra frente , eu disse por qunto morar comigo não dorme fora de casa , tem hora pra ir pra escola tem hora pra chegar da escola , busco levo todos os dias sempre levei e busquei, amigos selecionados n dúvida sem amigos .... e sempre fui assim eu nunca soltei nem ele nem ela acho que por isso ele me odeia , ou ele quer que eu dê pra ele uma vida de luxo....e eu sempre fui judia , não se gsta dinheiro de graça, superfluos....e pai dele é daquele que compra um tênis de marca em 24 x tem 50 anos mora com a ma~e não tem nada mas ostenta .... eu sou dura na queda ....isso é errado ?????
    roupas compro somente em bazares isso é algum crime ???
    se eu fosse uma gastona não tinha nem onde morar ...
    obrigada Dr. fique com Deus e mais uma vez agradeço por reponder amanhã , quero mexer com isso e fzer um testamento ....

    R

    Rafael F Solano Domingo, 05 de junho de 2016, 20h49min

    Vc diz que o levou a PSICO PEDAGOGO. Mas não levou ao PSIQUIATRA.

    Pra começo de conversa: Por que ele teria vergonha da mãe??

    " meu futuro do seu lado será brilhante não vejo a hora de completar 18 anos e sair daqui"

    E como vc reagia? Dava na cara dele, ou ficava sem reação?? Não sabe que criança ou adolescente testam os limites dos pais, abusam, e se fizerem o jogo deles, acabam por se perder?? Vc se troca por um adolescente, e deseja se vingar deserdando-o só porque ele é abusado e mal educado, e não mede as consequências do que fala?

    VC já procurou ajuda de um terapeuta para tentar saber como lidar com isso??? Vc acredita mesmo que se lamber a cria ela irá lhe agradecer, devolver carinho?? Que filhos devem ser gratos por terem sido postos no mundo? Que filhos respeitam os pais "automaticamente"???

    Filho não tem de amar aos pais, e nem os pais amam os filhos. Vc já amava o pai de seus filhos antes de namorar com ele?? Então, por que iria amar alguém que sequer conhecia?? Isso de mãe amar o filho no ventre não passa de idealização do que está por vir, e com isso se ama o que se IMAGINA, não o ser real. E o inverso é o mesmo, eles quando nascem não nos amam de imediato, podem ou não vir a nos amar!! Não amamos por impulso, por obrigação ou imposição.

    Quando seu filho fizer 18 anos e lhe ofender realmente, não apenas criticar sua roupa, seu porte, quando ele lhe ameaçar de alguma coisa, então vc, com as provas disto, poderá deserda-lo, mas só porque ele tem uma opinião sobre vc que lhe desagrada, lamento, não é motivo para deserção.

    ?

    Desconhecido Segunda, 06 de junho de 2016, 9h44min

    bom dia Dr. Solano e obrigada por suas respostas
    é quem sabe o sr. tem razão , pode ser que eu não soube educar meu filho , e pode ser que eu seja uma vergonha , enfim nõs sou obrigada a ser infeliz e mante-lo aqui dentro de casa ele não estava feliz aqui então espero que agora ele seja , nós mães não temos um cartilha para seguir e fazemos oque nos instinto nos manda , fiz oue achava que era certo , de posse disso ele não se sentiu fliz aqui então tem o direito de ser e eu também , agora ,dessa que ele sempre humilhou não vai levar nada d um jeito e de outro vou providenciar para ele de mim não tenha sequer ma foto , filho tem que respeitar a mãe, eu sequer arranjei alguem de ,modo que eles nunca tivessem nada do que se chatear e minha presença de mãe o incomodava agora não incomoda mais , a vdd é não queria estudar e achava que estava certo eu penso que criamos filhos para o mundo . eu os queria debaixo da minha asa pra que nunca acontecesse nada de ruim , e eu era o ruim agora não sou mais , quanto ao psiquiatra cheguei a marcar mas ele não quis ir
    já é certo u no coração de uma ma~e há sempre lugar seguro para filhos e no coação de filhos nem sempre há lugar para uma mãe ....não me arrependo e filho tem que respeitar a mãe se não faz isso irá sofrer na sequência .
    há mães que faz os filhos e naõ estão nem ai cuidam de sua vida e o filhos em segundo lugar u fiz 2 tenho consciência de que fiz tudo ao meu alcance e não consegui.
    oque me resta é me consolar com Deus e pedir pra que ele apague isso de minha mente e me dê dias mais felizes.
    pois é bastante triste vc idealizar um tipo de vida para um filho , vc levando ele na universidade e saino de sua casa para estudar e ter que engolir um revês ,e se conformar com vc não conseguiu mas tudo bem .
    fico grata Dr o Sr. me fez ver a situação de um nova forma e me pois pra pensar de ângulos diferentes tenha ótima semana .

    Lisnei

    Lisnei Contagem/MG 182613/MG Segunda, 06 de junho de 2016, 10h17min

    Senhora Roseli, bom dia, realmente é muito dificil sua situação. Porem temos o amparo da lei. Se vivessemo na época do velh testamento, seu filho seria apedrejado.
    Mas vivemos no século XXI, Temos leis totalmente diferentes. Mas tem coisas que não são legisladas. Amor, gratidão respeito e outras coisas, são conquistadas por sentimento moral. Um adolescente quer se autoafirmar e para isto ele tem seus paradigmas, e no caso vejo que é criado separado do pai, no fundo se ressente de ter se separado de seu pai, e acha que todos estes adjetivos que ele coloca na sua pessoa são os motivos que o levaram a se separar. Antes de querermos arrancar o coro de um adolescente que seja nosso filho, devemos lembrar do nosso tempo de que tambem o eramos. Qual era a nossa insubmissão, o que nos motivava a ter vergonha de nossos pais ou mães o que fazia que nós nos levantássemos contra eles. Tenho filhos adolescentes e também já fui um. Minha filha é minha cópia, fala comigo as mesmas coisas que eu falava com minha mãe e meu pai. Porem do mesmo jeito que meu pai não me passou a mão na cabeça eu também não passo a mão na cabeça dela. Sei que é parecida comigo, mas em muitas situações a vejo melhor que eu, mas seu der trela logo fará pior que seu filho faz. Boa sorte.

    ?

    Desconhecido Segunda, 06 de junho de 2016, 11h03min

    bom dia sr. Lisnei obrigada por sua resposta, acho que tem muita razão nas coisas que disse, nunca quis arrancar o coro dele apenas que estudasse e se tornasse um homem de bem, instruído , pois em nosso País somos respeitados de duas formas , quando temos dinheiro a rodo, e eu quando somos letrados . com o estatuto da criança, nós maes temos apenas deveres , dar escola ,comida ,lar, contorno e educação e sermos totalmente equilibradas senão somos culpadas de tudo , não podemos por a mão em nossos filhos , senão vamos presos , ms quando eles crescem e a policia poe mão nele ai podem bater destruir suas alto estimas taxa-los como bandidos e dai pra frente ....
    e se quer podemos ir visita-los quando sentimos saudades ....
    enfim , meu filho fui linha dura de modo que fosse um cidadão de bem ,na escola de e das pessoas la de fora rebo somente parabens , mas o mai importante não consegui :fazer com que ele tivesse amor por mim.... e estou colhendo os frutos disso , mas na condição de mãe e também de ser humano que sou reservo o direito de restabelecer o respeito em minha casa o coloquei pra fora não só de casa , mas também da minha vida e não abrirei mão d os deixar sem uma foto minha , continuo achando que os filhos devem para as mães , principalmente as separadas, respeito e obediência , e não faz sentido v largar tudo pra educar um filho e no fim ele não quer mais estudar , não te respeitar , e não contribuir para o seu sucesso de finanças te destruir por dentro e ainda por fim receber aquilo que conquistamos as custas de muitas turbulências, como vc não é capaz de nao vc não é nada e todos os nomes que não vou citar aqui , pois quero até esquecer .... me reservo o direito de fazr com que ele trabalhe para comprar um prato de arroz com feijão que pague seu aluguel e se quiser estudar que vá comprar um caderno e ver o quanto custa , é verdade que eles não pedem para vir ao mundo em contra partida também ao engravidarmos , não pedimos que nos venha monstros e se optarmos por não ter filho como seria o mundo ? om seres humanos em extinção ....
    embora estamos em novos tempos , na minha cabeça filhos tem que dr vlor ao que os pais o proporcionam , deveria inclusive existir um adendo , e nos pagarem tudo oque gastamos com eles ao longo de seus nascimento para num momento desses eu ter como cobrar com juros , pois sofremos desde o parto até a hora que eles não precisam mais da gente o mínimo que esperamos é obrigada por tudo mãe .....
    e não deboches e discriminação ,eles tem o direito de serem livres eu (mãe tenho o direito de ser cafona , de me vestir do jeito que qser de ser gorda ou magra de pentear os cabelos ou não , porém nunca deixei de sustenta-los e der mãe ..... eu até penso que sou da e´poca da pedra , pois tudo oque ele fez pra mim é um oceano de tristeza e negatividade ... e não penso em perdoa-lo nunca desejo que ele encontre pelos caminhos , o satanás que ele me chamava , eu fui adolescente e na minha casa não tinha essa história de falta com os meus pais , e não acredito em fase de adolescência pois eles não se enforcam , não rasgam nota de 100 reais , não se humilham , com o pai dele ele não falta com o respeito , então ele é adolescente somente comigo que sempre estive do seu lado ....
    então foi tarde não valeu a pena e de mim terá apenas lembrançãs se quer vai char uma foto ....
    fique com Deus obriga por ler meus escritos e compartilhar novas idéias , pois está sendo bom pra mim minha dor se vai .... a cada lida e cada escrita ......

    Lisnei

    Lisnei Contagem/MG 182613/MG Segunda, 06 de junho de 2016, 13h17min

    Acho que não é solução juridica, mas sim de humanismo e compreensão que voce precisa neste momento tão dificil. Acho que quando uma mãe diz estas coisas a respeito de um filho é porque todos os limites do tolerável já foram superados. Não tenho palavras para dizer, muito menos para condenar sua atitude, acho que só voce mesma sabe o que está se passando, e como tem te doído tomar suas atitudes, mas chegará um momento que tudo seja superado, e quem sabe seu filho ainda tenha a dignidade de se arrepender e um dia te pedir perdão. Quem sabe ele sabendo o quanto custa de suor para comprar um prato de comida, o quanto custa adquirir um livro ou caderno eu passe a dar valor a mãe que se sacrificou por ele.

    ?

    Desconhecido Segunda, 06 de junho de 2016, 13h24min

    obrigada Lisnei , não espero muito dele pois conheço sua personalidade , desde o tempo em que iniciou a rebeldia nunca percebi nele arrependimento e tão puco humildade em pedir um perdão .
    mas peço a Deus que me alivie pois , como é uma dor difícil de passar .

    obrigada !!!

    ?

    Desconhecido Segunda, 06 de junho de 2016, 18h33min

    eu entendi que as leis não protegem uma mãe deserdar um filho e deixar os bens todos para o outro ???
    tenho dois filhos 10 imoveis pretndo deixar tudo para minha filha doando tudo a ela em vida isso é poss´vel ???

  • Removida

    Esta resposta foi removida.