Trabalho, ganho bem, mas não sou registrado. Tenho como comprovação de renda apenas o extrato bancário mensal. Existe a possibilidade de eu usa-lo no caso de um processo pedindo minha emancipação? Sei que posso ser emancipado sem a autorização dos meus pais por autonomia econômica, mas exigem essa comprovação. O que faço? Grato

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 10 de junho de 2016, 23h30min

    "Extrato de conta corrente pode ser usado para comprovar minha renda no caso de um processo de emancipação? "

    R: Não pode, o banco não é seu empregador, o dinheiro que cai nesta conta pode não cair mais, não representa salário e nem garante seu sustento. Se trabalha e ganha bem, deve haver formas legitimas e legais para comprovar seu trabalho, permitindo que se depreenda dali que sua renda nao irá cessar, por tratar-se de forma de sustento sério e continuo.

    Se vc é mesmo independente com diz ser, se seus pais sabem que vc já é uma pessoa responsavel e que se sustenta, não há motivo para que eles se neguem a emancipa-lo, caso vc recorre-se a justiça sem ter um registro profissional ou provas de exercício profissional mesmo que autônomo, o juiz iria chamar seus pais para saber o motivo deles se recusarem a lhe emancipar.