Olá, Dr. Jus Há um tempo já, ando pesquisando a respeito dos meus sobrenomes e origens deles, durante minhas pesquisas descobri que a família Gutiérrez e Almeida, são a mesma e tem origem judaíca. Meus antepassados colonizaram Minas Gerais, e vejo muito o sobrenome Gutiérrez por lá, segundo ao meu professor de história, o meu sobrenome Almeida, foi traduzido ao chegar no Brasil, pois as duas famílias são a mesma, de origem judaica, espanhola, sueca e portuguesa. Então, gostaria de saber se teria como eu mudar meu sobrenome de Almeida para Gutiérrez? Seria possível? O que é necessário? Como encontro meus parentes perdidos?

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 09 de junho de 2016, 21h30min Editado

    ANA

    É possível fazer a transliteração do sobrenome pela via judicial. Mas é necessário você apresentar a certidão de nascimento do ascendente estrangeiro expedida no país de origem dele. Este é um procedimento comum para se obter a cidadania italiana. Os consulados indicam profissionais estrangeiros que fazem a busca da certidão necessária.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com