Boa tarde, trabalhei por quase dois anos em uma empresa e recentemente fui demitido, pelo que verifiquei em pesquisas eu teria direito a permanecer com o plano de saúde por algum tempo, porém ao ir ate a empresa de planos de saúde eles me indicaram a solicitar um novo plano de saúde onde tentariam diminuir a minha carência. Isso é correto?

Respostas

    Carlos

    Carlos Sexta, 10 de junho de 2016, 22h02min

    Boa noite, Eduardo!

    Na verdade, no ato da rescisão, precisamente no aviso prévio (trabalhado ou indenizado), ou seja, dentro do prazo de 30 dias, você deveria ter manifestado a opção por escrito por continuar com o plano de saúde, ficando ciente que teria que arcar com o valor total do plano por conta própria. Mesmo assim, provavelmente, o valor do plano por ser corporativo, vale a pena, pois é mais em conta. Se você seguiu exatamente o procedimento acima, você pode continuar por um certo tempo com seu plano nas mesmas condições de cobertura que durante o contrato de trabalho (Para maiores detalhes, pegue a seguinte legislação: Resolução Normativo 279 ANS-DC, de 24-11-2011) Link para pegar a Lei:
    http://www.ans.gov.br/component/legislacao/?view=legislacao&task=TextoLei&format=raw&id=MTg5OA==

    Espero ter ajudado!

    R

    Rafael F Solano Sexta, 10 de junho de 2016, 23h10min

    Foi dispensado sem justa causa??
    Quando ainda empregado vc sofria desconto do plano de saude?? Se afirmativo, vc poderia continuar com o plano por mais 6 meses, arcando, naturalmente, com a parte que era suportada pelo empregador, além de pagar o que vc já vinha sendo descontado. Após esses 6 meses vc teria de optar por algum dos planos individuais.