Marco Aurélio Drovetto

    Marco Aurélio Drovetto 313.344/SP Sábado, 11 de junho de 2016, 8h27min

    José, bom dia.

    A multa só é devida se foi ajustada previamente pelas partes e preferencialmente por escrito.

    Caso nunca tenha sido ajustada nenhum, ela não será devida agora.

    Att.

    J

    Jaime RS Sábado, 11 de junho de 2016, 9h10min Editado

    A lei do inquilinato em seu artigo 4º veda a rescisão antecipada tanto ao locador quanto ao locatário. No entanto, abre exceção ao locatário, desde que pague a multa pactuada proporcional ao tempo que resta da locação. Quando não pactuada a multa no contrato de locação, não havendo acordo entre as partes, o juiz ´poderá arbitrá-la.
    Vc, não diz qual a multa pactuadas e nem o tempo de duração do contato, mas como praticamente todos os contratos a preveem, para defini-la é preciso saber qual a multa pactuada e qual o prazo de locação previsto.
    Assim, se for contrato for por 30 meses, vc deve multiplicar o valor da multa pelo período contratado e dividir o resultado também pelo tempo de contratação e multiplicar o resultado pelos meses que restam.
    Exemplo: Contrato de 30 meses
    Valor da locação R$ 500,00
    Multa prevista 3 meses de R$ 500,00 x 30 = 1.500,00.
    Divide 1.500,00 por 30= 50.
    Para saber o valor que terá que pagar multiplique o número de meses que restam de locação por 50.

    ?

    Desconhecido Domingo, 12 de junho de 2016, 11h36min

    Bom dia Srs,Marco Aurélio e Jaime RS! Muito obrigado pela ajuda em me orientar.No contrato que foi pactuado, apenas considerou o tempo de 12 meses de duração e entrega do imóvel nas mesmas condições de recebido. Portanto, mesmo a meu prejuízo, acordamos uma Multa de R$ 1750,00, para não perder a amizade! Valeu,suas ajudas!
    Que Jeová Deus os abençoe! Bom trabalho!

    J

    Joana Darc Celestino de Oliveira Quarta, 07 de julho de 2021, 19h22min

    Boa noite
    Aluguei uma casa com o contrato de 6 meses , passou e eu renovei por mais 6 meses. Agora ele vence dia 07/07/2021 gostaria de saber se ainda tenho que pagar o aluguel ou não por ter vencido

    J

    Joana Darc Celestino de Oliveira Quarta, 07 de julho de 2021, 19h23min

    O proprietário disse que eu tenho obrigação de pagar e que eu só posso sair no mês seguinte

    J

    Joana Darc Celestino de Oliveira Quarta, 07 de julho de 2021, 19h23min

    Alguém pode me ajudar?