Venda de Veículo sem transferência
Colegas,
Foi vendido em 2003 um veículo sem a devida transferência para o nome do novo proprietário.
Pois bem, assim a proprietária anterior sem querer viu no site do detran que o veículo está cheio de multas e de ipvas não pagos, dessa forma ela está com medo de acontecer alguma coisa pior, pois o veículo continua em seu nome.
Para piorar ela não tem nenhum comprovante de venda e não lembra qualquer informação do novo proprietário, como nome, endereço, nada....
Dessa forma queria ajuda para saber qual procedimento tomar, qual ação? quem será o réu? o que pedir ao juiz?
Se algum iluminado passou por isso ou saiba qual o procedimento, me ajude. E se possuir alguma ação desse tipo, me envie por favor....
Obrigado!!
A responsabilidade é sempre de quem vende e não transfere a titularidade ao adquirente (que deve comunicar ao Detran tal fato). Deve o primeiro alienante procurar o Detran e comunicar por escrito a data da venda...para o órgão que não fora comunicado a cobrança vem em nome do último dono, de cuja responsabilidade também é desse que não transferiu a titularidade...antes de quaisquer iniciativa entrar em acordo com quem está com a moto, no sentido de que se ressarça do imposto que irá pagar....
Tenho um caso parecido... O carro do meu pai estava em meu nome e ele deixou para vender em uma agência de carros. O Carro foi vendido e eu nem mesmo assinei o documento de venda. Solicitei há um mês para a agência enviar o documento para que eu possa fazer toda a minha parte corretamente e a resposta que recebo é que já enviaram, mas nunca recebi. Certeza que não enviaram!!! Como devo proceder?
OBrigada.
Não sei se é isso, Moacyr : às vezes é baixa de gravame( o carro consta alienado fiduciariamente e se estiver quitado, o devedor tem que dar baixa no Detran, pagando um DUDA=TAXA), cuja titularidade passa ao comprador.Se fosse você enviaria uma carta ao Gerente da Agencia para tomar as providências sob pena de reclamação ao Procon...smj.
Boa Noite!
Estou com um problema e gostaria de opinião a respeito do procedimento a ser tomado.
Um amigo vendeu um onibus, que foi pago com dois cheques de terceiro endossados pelo comprador, o proprietário passou o recibo e reconheceu firma, mas não entregou o recibo, porém os cheques foram devolvidos pela alínea 22 e ao procurar o responsável pela compra não o encontrou mais tampouco o bem, e há quatro meses o vendedor procura pelo comprador e não acha ninguém, bem como não acha mais o veículo. Ainda que não receba o valor, nem consiga reaver o veículo, como pode-se retirar o nome do proprietário desse documento se não existe mais o veículo? Como regularizar a situação do vendedor que além de lesado ainda ficou com o nome no documento?
Prezados colegas. Hoje me veio um caso como estes narrados, mas com uma particularidade. Minha cliente comprou um automóvel em uma concessionária de BH e deu como entrada o seu carro usado. Assinou o recibo de transferência sem preenchimento e sem data, pois a concessionária alegou que o revenderia em 30 dias. Isso ocorreu em meados do ano 2006. Agora há cinco dias ela foi citada como litisconsorte passiva para uma ação de ressarcimento de danos, pois o veículo dado como entrada, se envolveu em um acidente com vítima fatal e declaração de culpa pelo condutor do veículo. E o pior, é que o auto foi transferido somente após o acidente e, para o nome de outra pessoa que não o condutor do mesmo. Pergunto: Posso denunciar à lide a concessionária? Em tempo: Ela possui documentos que compravam a transação acima mencionada, com data anterior ao evento. Aguardo suas sugestões sempre precisas e muito valiosas. Um abraço, Haroldo
o meu caso deve ser o pior de todos. em maio de 2007 bati meu carro,perda total e vendi pra um desmanche e ele ficou de dar baixa no carro ou iria arrumar pra rodar novamente e me pediu um tempo ja que ele gastaria e assim que possivel iria transferir. resultado o cara sumiu..fechou o desmanche,trocou os telefones e não sei o nome completo dele. como faço pra baixar esse carro no detran,uma vez que eu nem sei se esse carro ainda existe.e ja esta acumulando dividas e queria resolver.
abraços e obrigado.
Ola! Tenho um problema sério! Financiei um celta pelo banco itau, ai paguei 5 prestações e nao consegui pagar as demais que totaliza 48. Bom, ai passei o carro para um amigo, sem exigir transferencia, mas nao passei nada pro nome dele, nem preechi o DUT e nem passei procuração para o nome dele. contudo o mesmo se responsabilizou em pagar as demais prestações, mas isso nao ocorreu, hoje o veiculo esta com 7 prestações em atraso e ele nao quer devolver o veículo! O que faço???? pesso um mandado de busca e apreensao????
Olá !! Amigos comprei um caminhão em 36 parcelas no cheques de minha esposa estou pangando todo mes em dia. O Impasse é no pagamento da entrada dei um ford ka naõ veio buscar depois entreguei a escritura de um lote por 8.000.00 disse que pagaria 5.000.00 Aceitei para resolver , passou alguns meses me devolveu a escritura . Agora quer receber 16.000.00 avista ou retomar o bem . Por ele ter o recibo do caminhão qual o risco que corro !!!!
Grato !
Caros,
No início de setembro vendi meu carro para um colega que mora no interior do Paraná e recebi o pagamento através de um cheque emitido pelo próprio adquirente (como se verá a seguir, caso seja necessário consigo microfilmagem). Na ocasião o recibo estava na casa dos meus pais e fiquei de preenche-lo e envia-lo pelo Correio. No mês seguinte o comprador alegou que pretendia vender o veículo porque não atendia suas necessidades e, inclusive, propôs que o recomprasse pelo mesmo valor. Deixei claro que não tinha interesse no negócio e me dispus a esperar até no máximo dezembro para que, caso realmente alienasse o carro, faria a transferência direta para o novo comprador. Adverti ainda que se assim não fosse teria que transferir o veículo para o seu nome.
Desde novembro tenho alertado através de diversos e-mails (tenho cópias) do término do prazo. Para minha surpresa, no início deste mês, ele alegou que não vai ficar com o veículo e que não irá fazer a transferência para o seu nome. Pediu para devolvesse o dinheiro pago e que eu ficasse com o carro. Novamente deixei claro que não faria isso e que tinha outros compromissos. A partir de então ele não respondeu mais meus e-mails. Hoje, 22 de dezembro, como alertado desde o início do negócio, fui ao Cartório, preenchi o recibo com todos os dados do comprador, assinei e reconheci firma. Enviei os documentos por Sedex com aviso de recebimento. Ainda nesta semana irei comunicar a venda ao Detran de MG, juntando cópia autenticada do recibo.
Apesar de todo o cuidado há um porém: embora tenha diversos documentos que comprovem o negócio: depósito do chq do próprio adquirente na minha conta e diversos e-mails que detalham a transação, em virtude de morarmos em cidades distantes, não tenho a assinatura do comprador no recibo.
A pergunta é: qual a atitude administrativa e/ou judicial devo tomar se ele realmente não efetivar a transferência do veículo? Caso ele postergue a transferência para o próximo ano, ainda assim eu poderei informar a venda na Declaração do Imposto de Renda?
O que eu devo fazer para regularizar minha situação? E como fica a situação do IR?
Agradeço a atenção.
Abraços a todos.
Alysson
alguns anos atrás recebi em casa multas e ipva de um carro que vá tinha vendido,fui ao despachante e ele bloqueou o documento do veiculo,quando o novo proprietario foi fazer o licenciamento não cunseguiu teve que me procurar para desbloquiar o mesmo.obs: cobrei dele todas as despesas que tive inclusive meu dia de trabalho por ter que ir até o cartorio reconhecer firma da minha assinatura espero que tenha ajudado boa sorte
Por favor, estou com um problema, vendi meu carro em 1999 e agora recebi cobrança PPD do IPVA, por motivo de falta de transferencia. Tenho o renavan e a placa do veiculo e eu não tenho o nome da pessoa para quem eu vendi o carro, pois j´a faz 10 anos. O que devo fazer? Como eu posso bloquear o carro sendo que eu nem tenho o recebi. Por favor me ajude?
Roberto: Tive o mesmo problema que vc e aconselho q se dirija urgente ao detran para q faça o bloqueio do veiculo, compre um formulario padrao q existe na banca bem ao lado do detran reconheça firma POR AUTENTICIDADE entregue o mesmo no primeiro andar . Va a uma delegacia no bairro onde vc reside e faça um BO de preservaçao de direitos. Se possivel atraves das multas veja por onde este veiculo circula e va ate as delegacias destas areas e comunique os policiais do ocorrido Enfim cerque todas as possibilidades.
Abraços e boa sorte
Qualquer novidade entre em contato
Olá muito obrigado !!!!
Robinson o caminhão se encontra comigo. O problema é a pessoa que eu comprei o caminhão não recebeu a entrada . Pois eu passei a ele um ford ka , ele não pegou depois ofereci um lote ele nao quis . E hoje apos 12 parcela que tenho pago. ele quer de volta o caminhao, Sendo que foi acordado no inicio ,seria o ford k como entrada. Ele tem o recibo em seu nome disse que vai dar busca e apreessaõ. qual seria a sua sugestão !!!
Boa tarde pessoal gostaria que alguem me esclareça uma dúvida: adquiri um carro de um colega de trabalho à dois(2) anos passados, sendo que o mesmo estava na época com dividas de IPVA e MULTAS, graças a DEUS consegui quitar todas as dividas no final de 2008 e quero transferir o carro para o meu nome OBS. o carro foi adquirido pelo primeiro proprietario pelo sistema de leasing-ARRENDAMENTO MERCANTIL(banco) e foi devidamente quitado, sendo que o primeiro dono, que não é o meu colega não fez a transferencia de propriedade e todos os documentos encontran-se em meu poder: (CRV, TERMO DE CIRCULAÇAO DE MERCADORIAS E AUTORIZAÇAO DE TRANSFERENCIA EMITIDA PELO BANCO.
Boa Noite Senhores,
Minha situação é semelhante.
Vendi meu carro para uma agência no início de 2007. Por inexperiência, não fiquei com a cópia do recibo assinado e datado e não fui orientado pela agência compradora. A agência por sua vez vendeu o carro e até hoje o comprador não transferiu o veículo. Já chegaram várias multas e mesmo a agência conseguindo entrar em contato com o comprador e este reconhecendo as autuações, algumas viraram multa e a pontuação veio para minha habilitação.
Já entrei em contato com a agência para solicitar a cópia do recibo assinado e datado mas a agência alega que não está conseguindo entrar em contato com o comprador.
Tenho o recibo de compra que a agência me deu na época (contrato de venda) com todos os dados da agência. Imagino que a agência também tenha todos os dados do comprador, porém ainda alega que não consegue entrar em contato.
Só quero fazer a comunicação de venda e fazer com que o comprador se responsabilize pelas multas e se possível retirar os pontos indevidos de minha habilitação.
Como posso conseguir isso?
Se alguém tiver alguma indicação por favor me ajudem.