Boa noite,

Hoje tive um carro rebocado em São José/SC. Próximo ao local estacionado tinha uma placa com a seguinte sinalização, o "E" dentro do círculo vermelho, sem o traço vermelho transversal ou o X vermelho de proibido. E em baixo do "E" dentro do círculo está escrito CAMINHÕES, e em baixo de CAMINHÕES está escrito CARGA E DESCARGA, no chão não há nenhuma sinalização, por isso, minha interpretação foi que poderia estacionar, já que sempre vejo carros estacionados naquele local, e que no caso dos caminhões seria somente carga e descarga. Essa área fica próximo a um Centro Comercial onde minha namorada faz fisioterapia, e ela há menos de duas semana operou o joelho e tinha tirado os pontos no mesmo dia, apresentando inclusive um pouco de sangramento, por isso, não vi problema em parar nesse local apenas por alguns minutos para acompanha-la, já que ela também ainda tem dificuldades para se locomover e sente muita dor.

Mas quando voltei, apenas 10 minutos depois, o carro já estava em cima do reboque, pronto para ser levado, expliquei a situação para o policial da brigada militar que estava no local, e o mesmo me respondeu que infelizmente não poderia me ajudar, pois o carro já estava sob responsabilidade do guincho, ou seja, um guincho tem mais autoridade que um policial.

Sendo que o carro era alugado, e aluguei único e exclusivamente para levar minha namorada para a consulta com o médico que a operou para tirar os pontos, e para leva-la até a fisioterapia, pois eram dois lugares diferentes e distantes uns dos outros, sendo muito desgastante. E por isso, tive que correr para o depósito as 15:15, no mesmo instante que o carro ia embora em cima do guincho, não podendo inclusive retirar a minha chave de casa, documento do carro e pertences de dentro do carro, pois sabendo que não demoraria nem retirei minhas coisas de dentro, sendo que o depósito fechava as 17:00 e eu tinha que entregar o carro no dia seguinte. Precisei ir ao depósito pegar minha chave de casa para pegar o contrato de locação do veículo e o documento do carro para tirar cópia e depois precisei voltar de novo.

Queria saber se posso entrar como uma ação judicial de indenização por danos materiais e morais, porque além do desgate e transtorno para tirar o carro em menos de 2 horas do depósito, tive que pagar R$ 200 e minha namorada, que deveria manter a perna sempre suspensa, exceto em casos de estrita necessidade, precisou ficar das 15:50, horário que terminou a fisioterapia, até as 19:00, horário que consegui chegar em casa com ela, durante todo esse tempo ela teve que ficar sentada com a perna pra baixo, o que resultou em sangramento nos pontos e inchaço na perna, além de muitas dores. Já que no meu modo ver a placa não é clara, pois se é exclusiva para caminhões, e somente para carga e descarga, como alegou o policial militar, a placa deveria ser explícita informando EXCLUSIVO A CAMINHOES, como vemos nas placas onde há o "E" que permite o estacionamento em vagas para taxis, mas sempre vem com a mensagem, EXCLUSIVO PARA TAXIS. Estou indignado, pois me informaram que ali existe um "comércio", alguém que já avisa a brigada militar ou aos guinchos que alguém parou ali e eles "correm" para guinchar, e fora que a empresa que faz as placas da região é a mesma que administra o depósito de carros guinchados.

Respostas

    D

    Desconhecido Sexta, 17 de junho de 2016, 5h52min

    bom vou me ater so a placa. a placa nao deixa duvida nenhuma " permitido para caminhões carga e descarga" se seu veic não é caminhão nao poderia estacionar. nao cabe nenhuma ação.

    ?

    Desconhecido Sexta, 17 de junho de 2016, 10h12min

    Mesmo não havendo nenhuma marcação no chão? E não estava escrito Permitido Para Caminhoões, Carga e Descarga". E eu já vi placas de proibido estacionar, sendo exclusivo para caminhões, e carga e descarga, e sempre vi escrito Exclusivo para Caminhões ou Permitido somente Para caminhões e etc. Vou tirar foto do local hoje, pois ontem não tive nem oportunidade de fazer. Mas penso que para sinalizar que é proibido estacionar, o circulo com "E" deveria estar com o X vermelho de proibido estacionar, e aí sim escrito: "Caminhão", "Carga e Descarga".

    D

    Desconhecido Sexta, 17 de junho de 2016, 10h31min

    mesmo havendo.

    " E em baixo do "E" dentro do círculo está escrito CAMINHÕES, e em baixo de CAMINHÕES está escrito CARGA E DESCARGA,"
    quer mais claro do que essa observação?

    Fernando

    Fernando Sexta, 17 de junho de 2016, 11h50min

    Olá João!

    Concordo com o colega ISS, pois a placa de "proibido estacionar" deixa claro que no local é proibido estacionar qualquer tipo de veículo, sendo que para os caminhões, é permitido apenas a atividade de "carga e descarga".

    Nesse local é permitido a parada de veículos para o embarque/desembarque de pessoas. Por qualquer veículo. Mas não permite que um automóvel, por exemplo, efetive a carga/descarga de mercadorias, atividade que só é permitido para os caminhões.

    A placa com o "x" significa que é proibido parar e estacionar estacionar.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    .

    ?

    Desconhecido Sexta, 17 de junho de 2016, 12h37min

    Olá Fernando,

    Não entendi, no primeiro parágrafo você concorda com o amigo ISS, sendo que nesse parágrafo você explica justamente o que eu acho totalmente incorreto, pois na minha pergunta relato que o policial militar, por exemplo, informou que somente é permitido para caminhões, e somente para carga e descarga, sendo assim, a placa não estaria explícita, já que além disso não há nenhuma pintura no chão ou na calçada.

    E então você me diz que nesse local seria apenas para o embarque e desembarque de pessoas, que foi exatamente o que eu fiz, pois como mencionei, levei apenas 10 minutos para levar uma pessoa incapacita de se locomover de forma independente, e assim que voltei ao veículo o carro já estava devidamente no guincho, pronto para ser levado, sendo que botar um carro no guincho não leva menos de 5 minutos, o que me faz ter certeza que assim que deixei o carro as pessoas responsáveis por guincharem o carro nessa região provavelmente foram informadas e se dirigiram imediatamente para rebocar o carro.

    Vou fotografar a placa e o chão hoje, e também do outro lado do prédio, onde há uma placa com o "E" dentro do círculo sem a faixa transversal vermelha ou o X vermelho, sendo que em baixo está escrito "Exclusivo" e em baixo "Para taxis". Dentro do próprio pátio do SINASC há uma placa em uma área, que é semelhante a do local onde fui guinchado, sendo que lá, em baixo do círculo com o "E" está escrito "Exclusivo" e em baixo "Para Caminhões de Guincho".

    Um abraço!

    D

    Desconhecido Sexta, 17 de junho de 2016, 12h43min

    td que vc posta a partir do segundo termo nao serve de embasamento para recurso. passageiro nao é carga. É explícito a observação permitido estacionamento de caminhões em OPERACAO DE CARGA E DESCARGA, assim se um caminhão estaciona no local mas nao esta realizando a operação será autuado também quanto ao carro isso nem se discute.

    D

    Desconhecido Sexta, 17 de junho de 2016, 12h47min

    e outra coisa quando o fernando diz " desembarque ou embarque " isso é para um breve " parada" e não quando o motorista deixa o veículo e vai resolver seus problemas . Seus argumentos nao vao dar suporte para recurso.

    ?

    Desconhecido Sexta, 17 de junho de 2016, 12h57min

    Mas mantenho minha interpretação de que se é proibido estacionar, mesmo sendo caminhão, deveria estar o "E" com a faixa transversal então, pelo menos.

    ?

    Desconhecido Sexta, 17 de junho de 2016, 12h58min

    Pois ao meu modo de ver, como está atualmente, me parece uma armadilha.

    D

    Desconhecido Sexta, 17 de junho de 2016, 13h03min

    desculpe mas vc esta equivocado. nao é armadilha pois a observação e clara. a parada para desembarque ou embarque é permitido a todos veic isso com condutor em seu interior agora no seu caso ou de todos demais que deixaram o veic cabe autuação e remoção.

    Fernando

    Fernando Sexta, 17 de junho de 2016, 15h07min

    João!

    Embarque e desembarque de pessoas deve ser realizado no menor tempo possível, ou seja, parou, desceu e o veículo segue a marcha. Quanto tempo para isso? 10 ou 15 segundos? Isso é parada.

    O tempo que o veículo ficou no local (10 minutos) é considerado estacionamento e não parada.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    .

    ?

    Desconhecido Sexta, 17 de junho de 2016, 19h08min

    Agredeço as respostas, procurarei um advogado, pois hoje no local para tirar fotos notei que na verdade a placa era da seguinte forma:

    (E)
    CAMINHÃO
    SOMENTE
    CARGA E DESCARGA

    E há alguns metros para trás tem uma outra placa:

    ( E com a faixa transversal de proibido)
    CAMINHÃO
    ONIBUS

    E essa rua é larga e na sua lateral, na lateral onde parei há vagas, e do outro lado da rua, aí sim, possuem placas onde se sinaliza que é proibido estacionar e parar, isso na lateral da rua, mas há vagas na calçada, mas do outro lado além de haver vagas na calçada também se estaciona o carro na lateral da rua, então se nesse trecho apenas não pudesse estacionar, e fosse permitido somente carga e descarga, e de caminhões somente, deveria estar sinalizada de forma clara, como a placa do link: http://1.bp.blogspot.com/-FIrK38tsN5E/USYuIl5CHgI/AAAAAAAADk4/cNYfMERRPOI/s1600/caminhao.bmp

    É difícil tentar expor meu ponto de vista sem que tenha as fotos da rua. Além disso, nesse caso, a lateral da calçada deveria estar pintada de amarelo e ter sinalizações no chão, mas não tem, pois tenho conhecimento de placas para saber que essa placa não é apropriada para transmitir a informação pela qual o carro foi guinchado.

    De qualquer forma agradeço pelas informações.

    D

    Desconhecido Sexta, 17 de junho de 2016, 19h43min

    vou finalizar a sinalização anterior pisterior do lado do outro lado da rua poder ser de todas as maneiras o que importa e o local exato onde vc parou estacionou e a assim a autuação foi feita de maneira correta.

    ?

    Desconhecido Sexta, 17 de junho de 2016, 23h26min

    Você não pode ter certeza, como diz ter certeza, pois não conhece a região e parece não ter lido tudo que eu escrevi ou leu mas não prestou atenção. Mas de qualquer forma agradeço sua atenção.

    Fernando

    Fernando Sábado, 18 de junho de 2016, 11h00min

    Olá João!

    Como vc mudou a informação quanto à sinalização, preciso adequar minha resposta.

    No local, só é permitido a parada por caminhões para efetivarem a atividade de carga/descarga uma vez que a sinalização está regulamentada para isso. Qualquer outro veículo que ali estacione ou até mesmo caminhões que não estejam fazendo carga/descarga, estarão passíveis de autuação, visto que estão estacionados irregularmente.

    O fato da rua ser larga ou haver vagas para estacionamento, não importa, visto que devemos observar apenas a sinalização do local.

    Conforme o "Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito", volume I, a placa R-6b (Estacionamento Regulamentado) serve para regulamentar as condições específicas de estacionamento de veículos, através de informação complementar, tal como, a categoria e espécie de veículo, carga e descarga, ponto de ônibus, tempo de permanência, posicionamento na via, etc.

    Com relação à outra placa existente antes dessa, saliento que o estacionamento de veículos é proibido apenas para ônibus e caminhões, sendo permitido para os demais veículos.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    .

    Fernando

    Fernando Sábado, 18 de junho de 2016, 11h02min

    João!

    Complementando, a placa R-6b pode vir acompanhado de sinalização horizontal de marcas de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada, com linha contínua ou tracejada na cor branca.

    Observe que a palavra "pode" não cria obrigação para que haja sinalização horizontal.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    .

    D

    Desconhecido Sábado, 18 de junho de 2016, 11h26min

    perfeitamente Fernando!

    PÁDUA PORTELA

    PÁDUA PORTELA Sábado, 18 de junho de 2016, 12h31min

    João,

    Você poderia ter evitado todo esse transtorno (autuação/guinchamento/saúde da sua namorada) se você procurasse interpretar corretamente a sinalização viária.

    Portanto, lhe garanto: com o que você pretende alegar referente ao mérito, não será aceito pelo julgador.

    Sugiro a você solicitar uma cópia do auto de infração e verificá-lo em busca de algum erro ou omissão em seu preenchimento - o que não é difícil de encontrar - para entrar com uma defesa com reais chances de êxito.

    Pádua
    [email protected]