Boa tarde senhores.

Preciso de um auxílio, fui autuado pela PRF no dia 09/06 com o meu veículo possuindo luz de xenon no farol de neblina. A multa foi conduzir o veículo com equipamento ou acessório proibido, observações: veiculo equipado com xenon no farol auxiliar. Fui obrigado a retirar as lampadas e reatores no momento para nao ficarem com o meu documento. Pergunto aos senhores duas coisas:

1- o inciso aplicado esta correto ? Ao meu ver seria outro inciso que fala sobre alteração no sistema de iluminação, cabe um recurso quanto a isto ? 2- Já coloquei as lampadas de xenon novamente, e fiquei com dúvida se um agente poderia aplicar essa autuação sem abordagem, ou se é obrigado uma abordagem, pois a partir de agora vou tomar muito mais cuidado com blitz e não usarei o mesmo em rodovia. Ao meu ver o agente tem que abordar pois poderia ser uma Lampada Super Branca ou o xenon poderia estar legalizado por exemplo. No aguardo de Respostas. Desde já agradeço.

Respostas

    Fernando

    Fernando Sexta, 17 de junho de 2016, 15h23min

    Olá Igor!

    O farol de neblina não faz parte do sistema de iluminação (principal) e sim, equipamento ou acessório visto que é um item opcional de instalação. Logo, no meu singelo ponto de vista, a autuação está correta. Se a alteração tivesse ocorrido no farol, por exemplo, aí sim vc estaria correto.

    Quanto à necessidade de abordagem, vejo como necessária visto que deve-se verificar diretamente no veículo sobre os componentes instalados para verificar se realmente se trata de iluminação "xenon", porém, já vi diversos casos de autuação sem a abordagem.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    .

    ?

    Desconhecido Sexta, 17 de junho de 2016, 15h33min

    Boa tarde, obrigado pela resposta.

    Mas na sua opnião se eu receber uma autuação sem abordagem, é mais simples de obter exito em um recurso?
    O veículo está em meu nome, então estou com medo de ficar levando autuações sem abordagem e acumular pontos.

    Atenciosamente.

    Fernando

    Fernando Sexta, 17 de junho de 2016, 16h03min

    Olá Igor!

    Na minha opinião, sugiro que retire essas lâmpadas do veículo, pois poderá ser autuado sem abordagem. Já ganhamos e perdemos recursos indicando essa questão de abordagem.

    O problema é ficar recebendo pontos dessa infração e daqui a pouco, sua CNH poderá ser suspensa.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    .

    D

    Desconhecido Sexta, 17 de junho de 2016, 18h53min

    mania de querer violar as leis.

    ?

    Desconhecido Sábado, 18 de junho de 2016, 16h27min

    Não é uma questão de querer violar as leis, moro em uma cidade com muitos buracos e o farol de xénon no neblina me ajuda muito a visualizar . O meu xénon está muito bem regulado e garanto que não ofusca ninguém em sentido contrário, como os outros motoristas que tem o farol com lâmpada halógena mais deixam apontando para cima o facho de luz.

    D

    Desconhecido Sábado, 18 de junho de 2016, 16h34min

    nao importa os buracos importa é que existe uma lei que deve se respeitada seja na cidade sem buracos ou toda esburacada.

    ?

    Desconhecido Sábado, 18 de junho de 2016, 17h23min

    Sim , concordo irei retirar os faróis .

    Vou aproveitar o espaço para tirar outra duvida. Neste mesmo dia levei uma autuação do mesmo agente , por conduzir veículo coberto por pelicula. O mesmo colocou na observação que a película estava sem a chancela de transparência sendo que apenas uma janela estava com ela ilegivel e ele não olhou as outras, apenas mandou eu retirar todas.
    Protocolei uma defesa prévia alegando que o agente não possuía o equipamento para aferir a transparência e também não colocou nas observações qual a área do carro que estava com a película para a regularização.

    Terei chance de vitória neste recurso?

    No aguardo.

    D

    Desconhecido Sábado, 18 de junho de 2016, 17h30min

    chances para mim remota pois a autuacao foi pela falta de chancelas

    ?

    Desconhecido Sábado, 18 de junho de 2016, 17h32min

    Mesmo com a falta de indicação de qual os vidros estava incorreto?

    D

    Desconhecido Sábado, 18 de junho de 2016, 17h45min

    eu entendo que a autuação esta correta, pode ser que o julgador tenha entendimento diverso.

    Fernando

    Fernando Domingo, 19 de junho de 2016, 17h11min

    Olá Igor!

    Vc está certo, visto que o Agente deveria ter indicado qual(is) dos vidros vidros estava(m) irregular(es).

    Claro cerceamento de defesa.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    .

    ?

    Desconhecido Segunda, 20 de junho de 2016, 15h39min

    Boa tarde Fernando, protocolei um recurso alegando isto , além da não utilização do aparelho para aferir a transparencia.
    Vamos aguardar o resultado.

    Muito obrigado pela ajuda.

    Fernando

    Fernando Segunda, 20 de junho de 2016, 20h53min

    Igor!

    Vamos aguardar o resultado e qualquer dúvida, estaremos à disposição.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    .