Direito de construir

Há 27 anos ·
Link

Acabo de comprar um apartamento cujas janelas da sala de jantar e do quarto dão para uma servidão que separa o nosso prédio do edifício confinante. O morador do outro prédio, anos atrás, abriu duas janelas em sua cozinha na parede lateral fazendo com que o meu apartamento perdesse totalmente a sua privacidade. O proprietário desse apto, não aceita minhas argumentações de que está invadindo a minha privacidade, desvalorizando o meu apto, alegando que o síndico do meu prédio na época havia, informalmente, aceitado essa barbaridade! Vejo que devo caminhar para o judiciário minha demanda. Meus nobres causídicos, acreditam que tenho chance? Posso invocar o artigo 573 do CC partindo para um procedimento sumaríssimo como prevê o art. 275 do CPC? Aguardo respostas abalizadas, agradecendo antecipadamente toda e qualquer ajuda.

3 Respostas
Carlos Samuel Siqueira
Advertido
Há 27 anos ·
Link

TALVEZ NÃO HAJA NECESSIDADE DE RECORRER AO JUDICIÁRIO NESTE CASO. TODA CIDADE TEM SEU CÓDIGO DE OBRAS E AÍ NÃO DEVERÁ SER DIFERENTE, CLARO QUE COM SEUS PADRÕES PRÓPRIOS. VIA DE REGRA TENHO OBSERVADO NAS DIVERSAS CIDADES ONDE EXECUTO PROJETOS/CONSTRUÇÕES QUE A DISTANCIA LIMITE PARA ABERTURA DE JANELAS PARA O VIZINHO DEVE RESPEITAR 1,50m. TALVEZ SEJA POR AÍ QUE DENÚNCIA JUNTO A SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS APRESENTE RESULTADO. A LICENÇA DO ANTIGO SÍNDICO DE NADA VALE. UM ABRAÇO.

Ricardo Nobuo Harada
Advertido
Há 27 anos ·
Link

Sr. Carlos Manuel Siqueira, venho através desta explicitar minhas considerações acerca das reinvidicações que o senhor apresenta. É indubitável que sua pessoa tem todo o direito de reclamar mormente pelo fato de o senhor estar amparado pela lei federal e pela municipal como frisou o nobre engenheiro em resposta a sua reclamação. Aqui em Jacareí onde presencio diuturnamente esses graves problemas de estirpes construtórias procuro orientar o reclamante no sentido de invocar a lei municipal primeiramente e sendo está não executada aí sim apelar para o poder judiciário. Aqui em Jacareí a lei municipal consoante com o art. 577 do código civil veta todas e quaisquer construcões ou aberturas que não respeitarem o recuo mínimo de 1,5m estabelecido em lei. Exceto quando o vizinho da edificação assina um termo de anuência aceitando a construção que ultrapasse esse limite de 1,5m. É evidente que o senhor não assinou nenhum termo de anuência portanto ficando vetado a outra parte o direito de abrir janela. Oriento vossa pessoa a comparecer a fiscalização de obras de seu município e informar o ocorrido para que o vizinho num prazo determinado retire sua janela. Espero ter ajudado. Um abraço de um profissional que honra sua profissão procurando ajudar e orientar as pessoas que de uma forma ou outra necessitam de ajuda.

elizabeth magna leite da silva
Advertido
Há 24 anos ·
Link

Resido em casa própria faz 25 anos. Há duas moradias. A de cima, é um sobrado com varanda. Da varanda até a calçada tínhamos um espaço aéreo de 2 metros e meio. Nosso vizinho sem a nossa autorização construiu um telhado depreciando nosso patrimônio, como também tirando a nossa visão da calçada. Pois moramos numa cidade do interior, onde gostamos de ver as pessoas e nos cumprimentarmos. Nesta época meu pai se encontrava internado no hospital, não podendo contrariá-lo, sendo o proprietário não falei nada. Ao retornar encontramos pronta uma varanda do vizinho que invadiu nosso espaço aéreo. Solicitei que o fiscal fosse até lá, onde verificou se a obra é irregular de acordo com o código de obraS. a QUAL ARTIGO DEVO RECORRER? que tipo de providencias legais devo tomar para que seja colocado este telhado no chão?

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos