Boa tarde, em um contrato de locação onde ao invés de usar um fiador está sendo contratado seguro para o imóvel é corretor usar vários nomes? As moradoras são estudantes bolsistas e por exigência da imobiliária o seguro está sendo feito em nome dos pais de uma delas, com as devidas comprovações exigidas pela imobiliária: digitalização de diversas páginas da carteira de trabalho, imposto de renda na íntegra, últimos 3 contracheques, certidão de casamento e documentos pessoais. Os documentos acima exigidos foram dos pais e segundo a imobiliária seria para o contrato do seguro. Acontece que no contrato de locação a imobiliária incluiu como locatárias todas as moradoras além dos que ficaram responsável pelo seguro. Não tenho conhecimento jurídico, mas no meu entendimento leigo isso caracteriza uma forma maquiada de terem fiadores. Se já foi optado pela modalidade utilizando o seguro justamente pra evitar o uso de fiadores diretamente no contrato do imóvel, não entendi a necessidade de acrescentar como locatário todos os morados mais os responsáveis pelo seguro. É correto isso? A minha preocupação é porque o imóvel é utilizado por estudantes e no caso de uma eventual saída evitar problemas, pois o contrato possui vigência de 30 meses, mas o contrato de fiança possui validade anual e o pagamento é feito em apenas 6 meses, o que traz um certo conforto, sabendo que o não pagamento apenas acarreta no cancelamento do contrato.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 17 de junho de 2016, 17h27min

    Quem está alugando? Se é apenas uma, será só o nome desta, se são todas, então será em nome de todas.

    Marcelo

    Marcelo Sexta, 17 de junho de 2016, 17h30min

    O nome de um morador não seria o suficiente? O que acontece no caso de algum dos moradores sair do imóvel antes do prazo de vigência?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 17 de junho de 2016, 22h32min

    Se são todos que estão alugando mas apenas 1 assumir o contrato, e ela sair, as outras terão sérios problemas com isso.

    Marcelo

    Marcelo Sábado, 18 de junho de 2016, 11h38min Editado

    Sim. Essa é a situação prevista. Me refiro à situação contrária. Mais fácil concentrar a responsabilidade em uma pessoa do que em todas. Afinal, sempre que alguém sair TODAS terão sérios problemas.

Essa dúvida já foi resolvida, você pode criar uma pergunta semelhante.