Gostaria de saber se o Crime Militar de Desrespeito a Superior configura sem a presença de superior, pois um soldado foi falar com seu comandante que outro militar falou que o Comandante é puxa saco de superior. Gostaria de ver algum documento sobre isso, pois o Comandante mandou instaura IPM para o militar.

Respostas

    E

    Eldo Luis Andrade Segunda, 20 de junho de 2016, 6h23min

    Basta pesquisar o Código Penal Militar:
    Desrespeito a superior

    Art. 160. Desrespeitar superior diante de outro militar:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.

    Desrespeito a comandante, oficial general ou oficial de serviço

    Parágrafo único. Se o fato é praticado contra o comandante da unidade a que pertence o agente, oficial-general, oficial de dia, de serviço ou de quarto, a pena é aumentada da metade.
    O termo "diante" que faz parte da descrição do crime exige que o desrespeito ocorra com o desrespeitado presente e com outro militar presente. E isto não ocorreu no caso descrito.Fato atípico do ponto de vista penal.

    ?

    Desconhecido Segunda, 20 de junho de 2016, 8h11min

    Excelente resposta, muito obrigado.