Após um período de dificuldades na vida particular acabei entrando em um processo de bola de neve do limite de cheque especial (juros compostol) e cartão de crédito. Recebo meu pagamento em uma conta salário no santander e que automaticamente era transferido para uma conta corrente. Acabei aceitando o parcelamento com juros abusivos do banco santander em 24x que no final irei pagar um total de 4 vezes o valor do empréstimo para não ficar sem dinheiro. Fiz portabilidade de conta, pois o débito do empréstimo era feito em conta corrente. Porém ao assinar o termo de portabilidade, fui obrigado a assinar discordando da cláusula onde diz que autorizo o banco a efetuar descontos em minha conta salário referente à empréstimo ou financiamento vinculado ao meu cpf (digo obrigado porque pedi para retirar a cláusula do contrato porque não concordava). Ao pedir a retirada do termo meu gerente informou que só seria possível efetuar a portabilidade se eu assinasse o documento como estava. Se eu me negasse a assinar ou fizesse uma ressalva a mão (como sugeri) não seria possível efetuar a portabilidade da conta.

A empresa em que trabalho se nega a mudar o depósito salário para o banco ao qual fiz portabilidade, pois é uma empresa grande e sua central fica em São Paulo, não tendo o rh da minha cidade autonomia para mudar a conta.

Detalhe, estou passando necessidades pois herdei de meu casamento um boleto de 48 parcelas de um carro que compramos e a pensão de uma filha pra pagar. Tudo somado ao custo com combustível para ir e voltar do trabalho e junto com este empréstimo não me sobra mais do que 20% do salário para sobreviver.

Quero saber: sou obrigado a manter minha conta salário no banco? (pois preciso do dinheiro para sobreviver e uma forma de forçar a renegociação da dívida e ficar com todo meu salário inteiro na minha mao)

Como fazer a empresa depositar no outro banco direto?

O banco pode me obrigar a assinar um documento com uma cláusula a qual eu não concordo?

É cabível danos morais? (afinal fui induzido a entrar neste empréstimo devido aos juros abusivos e com postos )

Como revogar a autorização para débito da parcela do empréstimo em minha conta salário?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Domingo, 19 de junho de 2016, 18h15min

    Se a norma do banco é esta........