Falência - locação de bem durante a concordata

Há 27 anos ·
Link

Gostaria de discutir a responsabilidade do falido, quando na instrução do pedido de concordata, que culminou na decretação da falência, promove a locação de bens de propriedade da empresa falida, retendo para si, em detrimento de todos os outros sócios falidos e credores, o produto daquela locação. Por exemplo, falência de uma empresa de transportes, e a locação de uma fazenda pertencente à mesma.

1 Resposta
Mario Camozzi
Advertido
Há 27 anos ·
Link

Prezada colega, pelo enunciado tem-se que a concordata convolou em falência. O ato da retenção pessoal de valores da pessoa jurídica pela pessoa física constitui crime comum de apropriação indébita. O síndico da Massa Falida deve tomar essa providência no juízo criminal comum e notificar aos locatários que doravante deixem de pagar ao sócio em comento para fazerem os pagamentos diretamente à Massa Falida, no juízo da falência. Essa atitude do "sócio" pode gerar investigação para evidenciar outras fraudes e possíveis crimes falimentares, o que se constatado deve ser noticiado ao Ministério Público para os devidos fins. S.M. J.

Saudações

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos