Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

Respostas

    J

    Jane Heringer Quarta, 09 de abril de 2008, 21h13min

    Cursei direito ate o terceiro ano e por força maior($$) nao graduei.
    Incrivel um país que valoriza o trabalhador tao mal e que exige tanto a graduaçao para que vc seja digno de um emprego (ate mesmo de gari), ter restriçoes legais ao EAD de Direito.

    Achei o forum excelente e concordo com o curso de Direito a distancia. Pelas aulas que presenciei em certa faculdade, garanto seria muito mais proveitoso. A OAB poderia ver isso como uma soluçao pra esse amontoado de faculdades de Direito incompetentes que aparecem diariamente em terras tupiniquins.

    R

    Reb_T Quinta, 10 de abril de 2008, 5h22min

    Não concordo, considerando que muitas das Instituições existentes hoje não tem condições de formar um bom profissional, imagine a distância. O direito requer estudo, discussão, enfim não acredito que num curso a distância isso seja viável.
    De outra forma, acredito que parte muito do aluno a disciplina para o estudo, mas isso não é tudo. A Instituição deve sim ser capaz de formar um bom profissional, e essa teoria se comprova pelo exame da OAB, tem universidades que aprovam a maioria de seus graduados e outras quase nenhum. Ensino superior é uma coisa séria e deve ser tratada como tal, já basta o péssimo nível da educação brasileira.

    R

    Rodrigo Martins ... [email protected] Quinta, 10 de abril de 2008, 13h52min

    Aguarde mais 3 exames e veja se o problema era as faculdades de direito ou o exame.

    P

    Paulo Roberto dos Santos_1 Sexta, 11 de abril de 2008, 21h02min

    Caros colegas juridicos e interessados.
    A UNIVERSIDADE DE LONDRES, oferece curso de DIREITO a distancia, ha 120 anos, e creio que o Advogados Ingleses, sabem sobre LEIS, Is it ????...
    O numero de candidatos passando nos exames da OAB, aumentaria,
    EU tenho certeza.
    Let's start, after you tell me.

    P

    Paulo Roberto dos Santos_1 Sexta, 11 de abril de 2008, 21h03min

    Olhe que eu, estou narrando.
    Olhe as resposata outra vez

    C

    cidadão brasileiro Sábado, 12 de abril de 2008, 16h12min

    Ínclita Rebeca Trindade,

    Preconceito é o nosso maior problema!

    A educação via ead é uma realidade que não pode ser ignorada!!!

    E a graduação em direito via ead, quer queira quer não, virá antes do que muitos imaginam.

    Deixo aqui o pensamento de Victor Hugo, qual seja: "pode-se resistir a invasão dos exércitos, não a invasão das idéias"

    B

    Blenda Domingo, 13 de abril de 2008, 8h44min

    Olá,

    Sou Administradora e estou terminando de escrever a minha tese de mestrado... Eu estou morando na Europa e gostaria de mais informações sobre curso superior a distância... Eu gostaria muito de fazer o curso de Direito a distância, alguém sabe me ifnormar se alguma instituição já está disponibilizando o curso de dieito a distância sem ser presencial?

    Grata..

    R

    Reb_T Segunda, 14 de abril de 2008, 5h41min

    Caros Colegas,
    Não estou duvidando da qualidade de cursos a distância, pelo contrário, o curso do Prof.. Damásio é ótimo, porém, como complemento ou pós graduação quando o aluno já tem uma formação e certamente fica mais fácil.
    O que lhes digo é que estamos no Brasil, e é inegavel o fato que a educação é de péssima qualidade, não podemos nos comparar com a Europa, onde educação é valorizada.
    Outro fato inegavel é quantidade de cursos de graduação (e não digo só de direito) de péssima qualidade. O controle para a liberação desses curso é precario. Por isso me questiono da qualidade dos cursos a distância.
    Evidente que, sempre existirão bons alunos que farão esse curso de forma a valoriza-lo ao máximo, mas esta será uma minoria, então fica minha dúvida que tipo de profissionais estaremos colocando no mercado?
    Quanto ao preconceito, desculpem mais não vejo a coisa desta forma. Esta é minha opinião e não espero que a acatem. Considerando que isto é um fórum de discussão posso espresá-la sempre que for necessário e assim farei.
    Grata

    C

    CLAUDIO GIOVANI ALBINELI Segunda, 21 de abril de 2008, 17h00min

    Boa noite colegas que são a favor da Graduação à distância.
    Sou Eng.Mecânico formado a mais de 20 anos numa Federal, terminei o curso em 4,5 anos mesmo apesar dos professores não ensinarem muita coisa, mas como se tratava de ciência exata e eu ainda era um jovem sem compromissos, a condução do aprendizado foi muito tranquila.
    Este anoingressei numa faculdade de direito privada.
    Devido minhas atividades profissionais diárias pensei que cursando de forma paga (e bem cara, diga-se !) pudesse ter aulas com melhor qualidade e que assim eu desviaria aquela maneira que as federais fazem de 'atirar' matéria sem dar aula alguma. Até o momento, pelo menos, a situação é praticamente igual: aulas de baixa produtividade e eficácia e depois desperdício de tempo para aprender em casa ou no escritório ou fazer constantes buscas aleatórias na internet tentando entender o que foi 'dado' na 'aula'.
    Ou seja: desperdìcio de tempo indo até a aula à noite e depois desperdício de tempo e dinheiro durante o dia tentando estudar o que não foi passado de forma pedagógica na faculdade.
    Está mais do que na hora de ter faculdades de graduação em Direito virtuais/interativas. Os custos seriam mínimos e pela quantidade de alunos potenciais, poderia ter os melhores mestres como professores.
    Vamos lutar por isto ! Quem trabalha e tem potencial de aprendizado não pode mais ficar perdendo tempo com este sistema burro e irracional onde os professores fazem questão de pressionar o aluno a não pensar e sim virar um aloprado em busca de conteúdo vago e desorganizado.
    Docente tem que ensinar, doutrinar, fazer com que o aluno compreenda a disciplina, mostrar o caminho mais curto e mais lógico.
    Quem tem consciência e responsabilidade não precisa passar por 'testes'.

    W

    Wellington José Feroni Segunda, 21 de abril de 2008, 17h23min

    Prezada Rebeca, Não concordo com Vc, Aceito mas não concordo, não é o ensino que está ruim, mas os agentes que teimam em não mudar, aí se inclui os professores com técnicas pedagógicas ancestrais, alunos que mal sabem o que querem e uma Ordem que exige sem criar ferramentas de melhorias.

    Como já disse, gostaria de cursar Direito, mas não suportaria um banco de faculdade por 4 a 5 anos. Se ao menos fosse construtivo isso, mas não, não vale a pena a perda de tempo em 75% das aulas. Não vejo problema no ensino a distância, mas nas pessoas. E nessas acredito em sua capacidade quando realmente querem.
    O curso de direito não é melhor que nenhum outro para ser inviolável de presença. Deve sim ser tratado com a mais saudosa eminência.

    Abçs a tds

    R

    Reb_T Terça, 22 de abril de 2008, 4h57min

    Colegas, eu não vejo o problema do curso a distância somente no caso do direito. E volto a ressaltar, não estou duvidando que, algumas pessoas se esforcem e alcancem bons resultados com esse curso, mas acredito que estes seriam poucos, infelizmente. A minha indagação é justamente esta. Se em um curso normal é difícil conseguir algum aproveitamento do aluno imagine a distância?

    M

    Marcelo Gomes Esteves Sexta, 25 de abril de 2008, 18h43min

    Curso direito em uma particular, estou apaixonado pelo Direito, mas a faculdade em si não tem nada a ver com isso. Sou professor, tenho especialização, e sinceramente, tem vários dias em que sinto que estou perdendo tempo na faculdade. Se estivesse em casa, estaria aproveitando muito melhor o tempo, estudando por minha conta (aliás, eu mais aprendi estudando sozinho do que nas aulas, e isso acontece em TODOS os cursos).
    Comentando o que escreveu a Rebeca N T, "não estou duvidando que, algumas pessoas se esforcem e alcancem bons resultados com esse curso, mas acredito que estes seriam poucos", também não são poucos os que conseguem este aproveitamento nos cursos presenciais? A meu ver, tudo depende da forma como o aluno se comporta e de como a instituição conduz as avaliações. Se o aluno sabe que vai ser cobrado em alto nível (o que não acontece na grande maioria das faculdades presenciais, públicas ou privadas), ele vai ter que se preparar para render em alto nível também.

    J

    Jéssica Sexta, 25 de abril de 2008, 19h00min

    Eu particularmente acredito que o Curso de Graduação à Distância não é tão eficaz quanto o tradicional; sem falar que ele exige uma concentração sobrenatural do estudante.

    Uma coisa é você ter contato diário com os mestres e "especialistas" no assunto para que assim você possa ter uma base em relação ao conteúdo; outra totalmente distinta é você praticamente ter que se virar sozinho para absorver a essência de uma disciplina que mais tarde constituirá o seu futuro profissional.

    Eu, sinceramente, não conseguiria fazer um curso deste tipo. É fato que a tecnologia possui uma importância considerável no mundo moderno em que vivemos, todavia ela não substitui TUDO aquilo considerado tradicional e eficaz. Apesar de que os resultados do Exame da OAB estão deixando a desejar. Imagine você se todos resolvessem cursar Direito à distância??? Seria uma calamidade ainda maior!

    Está aí a minha opinião.

    R

    Reb_T Segunda, 28 de abril de 2008, 7h33min

    Tem outra coisa que prejudicaria e muito no ensino a distância, o estagio. Não consigo vislumbrar como seria feito, com êxito, pois a IES não poderia acompanhar o aluno diretamente, como ficariam as aulas de práticas? Aquelas que o aluno atende clientes e peticiona com o acompanhamento de um professor e profissional na área? È inegável a importância dessa disciplina para a conclusão do curso. Posso estar enganada mas um curso não presencial não teria como disponibilizar esse aprendizado ao aluno, que perderia e muito.
    Então, fica a dúvida como se resolveria essa situação?

    J

    Jaides Cleber Terça, 29 de abril de 2008, 19h10min

    Estou atualmente concluindo uma pós no formato Ead e como muitos já disseram: tive que estudar sim e quase todos os dias. Não tem como você fazer as tarefas individuais ou em grupo, participar dos fóruns, chats, etc, sem estudar e ter um mínimo domínio do tema abordado. Em minha opinião, quase todos os cursos poderiam ser a distância, com exceção daqueles que exijam práticas laboratoriais intensas. Nestes casos, os cursos poderiam ser semi-presenciais. O curso de Direito no meu entender pode ser sim a distância, e a depender de como ele será conduzido, com muita qualidade!

    Respondendo a Rebeca, o aluno participaria do estágio normalmente, na cidade que ele estivesse fazendo o curso. É óbvio que se ele estiver em uma pequena cidade do interior, terá que se deslocar para uma cidade que tenha a condição do estágio. No fundo, com um pouco de organização e boa vontade, como diz um ditado japonês: "o difícil fazemos agora. O impossível só demora um pouquinho mais..."

    G

    Gustavo Henrique Quinta, 01 de maio de 2008, 20h10min

    Eu sou muito a favor de uma graduação à distância em Direito. Acho que quem é responsável pela aquisição do conhecimento é o aluno. Obviamente, uma boa instituição e bons professores auxiliam no aprendizado, mas não o garantem. Quem tem que fazer o verdadeiro esforço é o aluno. Digam-me se existe maior esforço do que aquele que é dispendido na busca solitária por conhecimento? Além disso, quem disse que a instituição que oferece o curso à distância não dará ao aluno um apoio tal que facilite o seu aprendizado?
    Como foi dito pelo Jaides Cleber, existem aqueles cursos que exigiriam uma maior quantidade de aulas presenciais. Concordo com essa colocação. Porém existem cursos que não têm essa exigência. E Direito é um deles.
    Recentemente me formei em Ciências Contábeis pela UFPE e posso dizer que a grande parte do que aprendi foi em minha casa, estudando sozinho. Muitas das aulas acrescentaram pouco ou nada acrescentaram. Instituição e professores podem ajudar, mas é a sua vontade de aprender que define o seu aprendizado.
    Procurando na internet, encontrei no site da EADCON o curso tecnológico em Fundamentos Jurídicos. Pelo que conversei com um amigo que está cursando Direito, a matriz curricular desse curso tem muitas disciplinas comuns a de uma graduação em Direito. Quem quiser conferir é só ir nesse endereço www.eadcon.com.br (não é propaganda,ok?). Tomara que isso seja um sinal que um curso de graduação em Direito está por vir!!!
    Valeu!!!!

    R

    Ricardo Diba Sexta, 02 de maio de 2008, 13h27min

    Acredito que boa parte da polêmica sobre a validade de um curso à distância em Direito termina com a divulgação da PESQUISA realizada pelo INEP, vinculado ao MEC, que mostra que os alunos dos cursos desse tipo de ensino obtiveram uma pontuação SUPERIOR à dos alunos dos cursos convencionais, inclusive em áreas como Matemática, Física e Administração. Os números mostram que o sistema ganhou credibilidade.
    Boa parte do sucesso deste sucesso está no perfil dos alunos ( 30 a 35 anos, casado(a), trabalha, com renda mensal até 3 SM), um público mais disciplinado e dedicado, a maioria sem condições de frequentar o sistema convencional até por razões geográficas.
    Acrescento o meu exemplo: graduado em Administração, com Mestrado concluído, autoditada em Direito e trabalhando na área, por duas vezes iniciei o curso de Direito, rapidamente abandonado. Motivo: as morosas e sofríveis aulas ao lado de adolescentes, o cansaço de um dia de trabalho e o fato de algumas vezes você, com jeitinho corrigir o professor(a).
    Iniciada há trinta anos pela UnB com base em experiências desenvolvidas por universidades inglesas a chamada educação á distância é hoje uma realidade nacional com 830 mil alunos matriculados. Só falta mesmo o Direito!

    M

    maria andrade Terça, 06 de maio de 2008, 10h57min

    acredito que eles deveriam pensar nas pessoas que moram no interior e nao tem condiçoes nenhuma de sair para outra cidade.eu por exemplo sou obrigada a fazer um curso que nao tenho nenhuma vontade porque o de direito nao tem na minha regiao

    D

    David Yamakawa Terça, 06 de maio de 2008, 14h00min

    O maior problema dos curso de direito, na minha opinião, reside no vestibular. As faculdades que apresentam desempenho pífios nos exames da OAB, são aquelas que realizam vestibulares diários, ou seja, se há interesse do candidato em frequentar a faculdade, está matriculado, independente do conhecimento que carrega. Não existe seleção. Quando ao EAD, desconheço qualquer curso que não tenha exame presencial no final da graduação. Nos cursos de direito é obrigatório a elaboração de nomografia e apresentação pessoal, para se considerar habilitado. Com algumas adaptações, a grade curricular pode prever a realizações das práticas judiciárias de forma presencial. Apesar que, no meu entender, as faculdades de direito estão mais preocupadas em formar os alunos para enfrentar as provas da OAB e prepará-los para concursos publicos, do que dar uma formação jurídica. Em alguns anos, raros serão os advogados, pois a maioria que se forma em direito hoje, visa apenas uma carreira pública. Apenas "en passant", se alguém souber de algum curso de especialização em direito eleitoral "EAD", me avise.

    D

    Daniela_1 Quarta, 07 de maio de 2008, 6h40min

    Eu cursei a faculdade de Direito tradicional e hoje faço Pedagogia e Letras pelo EAD, por experiência própria, EAD é bem melhor e vou dizer pq...

    Na faculdade tradicional vc tem que se deslocar até a faculdade, geralmente em horário de pico, aguentar aluno que não quer nada atrapalhando a aula, aguentar perguntas que já foram respondidas mais de 1000 vezes, aguentar picuinha de professor que "não vai com sua cara", picuinha de aluno etc.

    Faço EAD, em Pedagogia é semi-presencial, ou seja, assisto aula 1 vez por semana no polo e tem aula pra assistir em casa tbm. Em Letras é totalmente interativo, só apareço no polo pra fazer prova, entregar as atividades complementares e pegar o material. Se disponibilizarem faculdade de Direito na modalidade EAD eu faria novamente pois acho que iria aprender bem mais do que aprendi na tradicional e, no EAD assisto aulas todos os dias, faço atividades todos os dias com a vantagem de que se eu não entender a matéria eu posso assistir novamente, posso pausar...

    Não adianta colocar culpa nas faculdades pq o aluno não passou na OAB, é o aluno que faz a faculdade e não a faculdade que faz o aluno.

    Como disseram: "já tem aluno que não se interessa na tradicional, imagine a distância" (não exatamente com essas palavras =))

    Pois é exatamente por isso que EAD é melhor, como disse acima, só o fato de não ter que aguentar esse tipo de pessoa atrapalhando algo que vc está fazendo com esforço já é ótimo.