Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

Respostas

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Segunda, 08 de dezembro de 2008, 8h25min

    Vou explicar porque é piada. Vão fazer um escritório universitário virtual para atender uma população virtual tb, com problemas virtuais? , ou fórum modelo virtual agora? Vamos cair na realidade, deixem de viver a vida através de uma tela de computador. Me desculpem, isso é uma piada, estória da carochinha...

    Abraços.

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Segunda, 08 de dezembro de 2008, 8h37min

    E só para diferenciar certos cursos e profissões e colocá-las nos seus devidos lugares. A faculdade de Direito forma bacharéis, ou seja, pode ele ser Juiz, Promotorde Justiça, Delegado, Defensor Público, Advogado entre outros. Todos exercem função pública. Portanto, não vamos fazer comparações, com todos o respeito, entre um curso de contabilidade, admnistração, filosofia, geografia e correlatos com o Direito. Se uma universidade abre 3 mil vagas a cada semestre em cursos à distância como esses, não quer dizer que é possível formar profissionais do Direito capacitados a laborar nos corredores da Justiça pelos mesmos meios.

    Abraços.

    J

    Júlio César Cardoso Segunda, 08 de dezembro de 2008, 19h50min

    Há tempos venho acompanhando os debates sobre o curso de graduação em direito a distância, contudo nota-se que pela interpretação dos ditos intendendores do assunto, a ênfase quase que totalitária está com fulcro na aprovação ou não na OAB. Ao meu ver, isto é ante-constitucional, haja vista que nem todos que querem cursar direito, estão pensando em OAB, e sim em oportunidades em concursos públicos, como exemplo Delegado, Oficial de Polícia etc... Ademais que se os direitos são iguais, conforme prevê o artigo 5ºCF, que ainda diz que ninguém será privados de direitos, por convicções filosóficas, porque temos diversos cursos e o de direito, não pode acontecer? por mera filosofia? ou por direito desiguais e discriminação?, será que os senhores juristas não querem se adequar a lei maior que é a CF e ainda querem desrespeitá-la lutando e defendendo tese discriminatórias em suas vãs filosofias. Obrigado pelo espaço, e comentem o assunto; abraço Júlio César.

    C

    Cabeção Segunda, 08 de dezembro de 2008, 23h55min

    Minha dúvida é a seguinte: caso eu faça o BLIC, pago durante cinco anos "X" parcelas de R$ 540,00 por mês... Recebo meu diploma americano por ter estudado Direito do Brasil. Ok? Vou a uma Universidade brasileira e digo: Quero revalidar meu diploma americano aqui!! E aí o Conselho, ou o Reitor, diz: Não pode! O que eu vou fazer com esse prejuízo?? Entro na JUstiça comum ou na Federal?? A quem deveria processar? Os parceiros brasileros, os professores, quem??? o MEC??
    Quem responde juducialmente pelo BLIC aqui no Brasil? Quem contrata os professores?
    Quem os pagam??? Quem, quem? Raimundo Nonato??

    Grato.

    C

    Cabeção Terça, 09 de dezembro de 2008, 0h01min

    Olá, Ivan. Qual a sua faculdade aí em São Paulo??

    M

    Marisa Terça, 09 de dezembro de 2008, 14h41min

    Oi Cabeção

    Minha posição é de pedagoga e não de advogada ok? O MEC não tem nada com esse balaio de gato porque ele cuida de instituições brasileiras e o BLIC é uma escola americana. E mais, quem optar por essa instituição vai assinar um contrato onde isso consta de forma muito clara. Se o diploma for validado por uma universidade pública brasileira, tudo bem, até a OAB vai aceitar, mas e se não for? Já houve casos de não se aceitar diploma estrangeiro por não haver similaridade dos cursos. Eu acredito, posso estar errada, que ao se cursar uma faculdade estrangeira aqui no Brasil, o primeiro passo seria verificar a credibilidade dessa instituição em seu país de origem. Não que isso resolva muita coisa, mas é mais do que nada. E antes assinar o contrato levá-lo à apreciação de um advogado. Porque não sendo faculdade brasileira você não vai encontrar cadastro dela no MEC.
    Boa sorte

    V

    vss Terça, 09 de dezembro de 2008, 17h39min

    Boa tarde a todos, venho manifestar minha opinião, todos nós sabemos que se não estudar-mos de nada vale , aula presencial ou não, o problema não esta no ensino e sim no aluno, a qualidade do ensino e realemente ruim mas se o aluno for buscr mais conhecimento conversar com colegas e professores, fazer pesquisas com certeza ele será um ótimo profissional, outra coisa nas provas da OAB os advogados não são aprovados é por que eles nã se preparam, por os nosso livros cntinuam sendo os mesmos a leagislação é mesma entãoó ensino pode estar fraco mas nó é que temos que ser valentes e estuiosos para fazer a diferença.

    C

    claydivan fonseca Terça, 09 de dezembro de 2008, 19h03min

    Antes de emitir minha opinião, irei ler um pouco mais sobre ensino à distância. Não quero cometer o mesmo erro de muitos que estão falando sem argumentos... Obrigado!

    J

    Júlio César Cardoso Terça, 09 de dezembro de 2008, 21h45min

    Ólá pessoal, sou eu novamente. Vocês pensaram no assunto, que os atos inconstitucionais de alguns colegas que opinão neste forum, e que embora teriam que defender o direito, lutam contra os direitos à igualdade daqueles que pretendem fazer o bacharelado de direito a distância, assim como muitos teem feito diversos outros cursos, nada inferiores ao de direito. Lembrem-se de primar pela legalidade, e a célula mater do nosso direito é a constituição federal. art.5º direito a igualdade, respeitando a lei, sem convicções filosóficas, onde aquele pequeno que se acha grande, mergulha na sua vã filosofia, impedindo o progresso alheio e também o progresso do nosso país. Obrigado Júlio César.

    T

    TaTiZiNhA_1 Quinta, 11 de dezembro de 2008, 9h47min

    Pessoal, bom dia
    Meu nome é Tatiana e eu era estudante de Publicidade na modalidade EaD porém desisti pois a faculdade era longe de minha casa e meu sonho é ser advogada...
    Estive analisando as modalidades EaD existente nas universidades particulares e concluí que os cursos que eles oferecem são cursos de pouca procura devido ao baixo salário quando formado ou por outras razões (como pedagogia, hoje em dia ninguém mais quer ser professor devido a baixa renumeração, ou os cursos tecnologicos que qualquer escola tecnica oferece de tão igual qualidade e por menos da metade do preço), enfim, eu acho que existe SIM a possibilidade do aluno estudar direito a distância, até porque "quem faz a escola é o aluno" e se tivermos um suporte online competente e nada que implique o desenvolvimento diário do aluno, não tem erro!!!
    Eu sugiro que nós, façamos um abaixo-assinado com cópia para o MEC, OAB e algumas universidades particulares competentes exigindo o EaD de Direito nas universidades.
    Temos que nos unir e lutar pelo nosso direito de fazer aquilo que queremos...
    essa questão de que o MEC autorizou mas a OAB não, deve ser modificada!!! A OAB não pode fazer isso, até porque para ser advogado é necessário passar na prova da mesma, o que não tão fácil assim.. e outra, até o Damasio já oferece o curso online para a prova da OAB, porque as universidades então não podem oferecer o curso de direito então????
    Vamos nos unir nestes ultimos 20 dias que faltam para acabar 2008, lotar os inbox destes orgãos de abaixo-assinado e aguardar o resultado que, tenho certeza, será positivo á todos nós.
    Esta é a minha sugestão. Estou disponível no e-mail [email protected]
    Obrigada

    J

    Jay Sexta, 12 de dezembro de 2008, 15h00min

    Almir, pertinente esse seu tema. Já demorou para ter alguma instituição de ensino que dispusse desse curso. Creio que a procura seria considerável!

    J

    Júlio César Cardoso Sexta, 12 de dezembro de 2008, 17h09min

    Ivan, tú es acadêmico de direito e não sabe das garantias constitucionais de direitos iguais. Se pode existir curso de letras, ciências, Teologia, filosofia et.., porque não o de direito? porque o academico Ivan em sua filosofia acredita que não e rásgasse o artigo 5º da CF, no tocante de que ninguém será privado de seus direitos por filosofias. Pessoal, Vamos fazer conforme a senhorita Tatiana disse, Vamos encher de abaixo assinados a secretaria federal de ensino superior e cobrar nosso direito de igualdade aos demais cursos que já existem. Esses camaradas que já são bachareis não são melhores que nós, vocês viram o que aconteceu com o Desembargador lá no E.S, e isso que não deve acontecer. abraço.

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Sexta, 12 de dezembro de 2008, 17h15min

    Gostaria de remontar ao conceito aristotélico de igualdade . É de conhecimento geral, e largamente utilizida em nosso tribunais, inclusive no STF, a máxima de que a verdadeira igualdade não consiste em tratar a todos da mesma maneira, mas sim em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, sendo essa isonomia de tratamento constitucionalmente garantida.

    Abraços...

    J

    Júlio César Cardoso Sexta, 12 de dezembro de 2008, 17h26min

    Malgrado a evidência de que todos os diplomas de ensino médio são de igual teor, por tanto é de igualdade aos que fazem os outros cursos, e por conseguinte que suponho que o curso de direito não denota nada mais especial que os demais graduados, com todo respeito, só na sua mente "Dr" é que não podem todos terem os direitos e garantias fundamentais, por esta vã filosofia por tí apresentada. Abraço.

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Sexta, 12 de dezembro de 2008, 17h30min

    Então já que é assim, vamos abrir cursos on-line de todas as profissões, direito, medicina, engenharia, odontologia. É isso aí, vai ser uma "maravilha".

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Sexta, 12 de dezembro de 2008, 17h32min

    Só espero que o sr. não caia um dia nas mãos de um médico que tenha aprendido a operar pela internet.

    J

    Júlio César Cardoso Sexta, 12 de dezembro de 2008, 18h20min

    Que raciocínio é esse para um acadêmico, você não sabe diferir um trabalho de atuações físicas de um trabalho argumentativo, o profissional de direito, tem que aprender argumentar e fundamentar subsidiando bem os seus argumentos, já o médico, tem que atuar operacionalmente, com o corpo humano, o que difere e bem dos cursos que eu te disse que já existem, como letras,ciências etc...

    J

    Júlio César Cardoso Sexta, 12 de dezembro de 2008, 18h23min

    Além do que existem aulas presenciais obrigatórias no curso a distancia.

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Sexta, 12 de dezembro de 2008, 18h34min

    Ué, mas esse raciocínio não é meu, é seu, onde está o tratamento igual para todos que vc defende? Defenda-o até o fim! Eu continuo com o seguinte pensamento: "a verdadeira igualdade não consiste em tratar a todos da mesma maneira, mas sim em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais".

    Abraços.

    J

    Júlio César Cardoso Sexta, 12 de dezembro de 2008, 19h56min

    Iguais, contudo diferente da pecuniaridade a que trata o curso de medicina, que ressalta o especial do qual disse que o curso de direito não tem dos demais, São dez anos Dr e além de ser com anatomia humana. Estou deveras imprensionado com o vosso conhecimento e poder argumentativo, você tem suas boas características,contudo apoie os irmãos em alcalnçarem os seus sonhos, Ademais que com certeza, você não irá correr risco nenhum em apoia-los, como no caso do medico fazer cirurgia pela internet.