Boa noite. Faz um bom tempo que minha mãe me acusa de roubo por qualquer coisa que ela perde, dentro ou fora de casa. Ela grita comigo, fazendo com que todos os vizinhos escutem, e me difama em frente à família dela e aos coordenadores do local em que estudo. Já são anos de abuso verbal, e como filha adotiva, eu tenho medo de que se eu reclamar eu posso acabar sendo separada permanentemente de meu pai, que já idoso e com problemas de coração, poderia acabar morrendo por causa disso. Vocês poderiam me instruir a cerca do que eu deveria fazer? Eu tenho provas gravadas e testemunhas do que está acontecendo e já tentei conversar com ela para apenas receber mais acusações e ser humilhada. Infelizmente, por ainda estar com 17 anos e estudar em tempo integral, não possuo renda e não sei que decisão tomar.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 22 de junho de 2016, 19h58min

    Qualquer decisão irá certamente envolver seu pai.

    Sugiro que releve, não dê importância a opinião alheia, e não fique somente estudando ensino formal, procure aprender uma profissão, consiga estágio como menor aprendiz, e em seguida consiga um emprego que a sustente.