Boa tarde, tenho 18 anos e quero muito mudar meu nome, vi que aos 18 é mais fácil, mas não tenho condição no momento para pagar o honorário que os advogados estão me cobrando(não trabalho e a renda da família são 3 salários), tentei pela defensoria mais próxima mas não consegui por não residir lá e onde moro não tem defensoria. Me falaram para ligar no fórum e ver se nomeiam um advogado gratuito para mim, gostaria de saber se o fato de ter bens no nome de alguém da minha família me prejudicaria, os bens não são meus e hoje não temos mais a renda de antes.. Isso pode me prejudicar e eles me obrigarem a pagar um particular? A renda de 3 salários mínimos é comprovada

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 24 de junho de 2016, 13h23min

    CAROLAYNE

    Nos exatos 18 anos de idade é mais simples e mais rápido alterar o nome, conforme artigo 56 da lei de registros públicos. Mas não deixe passar os 18 anos. Se a defensoria recusou a causa pelo motivo acima não há o que fazer. Ou melhor, tente a OAB de sua cidade. Se não conseguir, tente algum advogado que parcele ou de desconto. Mas só pague após ele alterar o nome.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Sexta, 24 de junho de 2016, 13h28min

    Obrigado por responder Herbert. Eu tentei procurar advogados que parcelem, mas é complicado porque só estão parcelando em 3 vezes mesmo explicando e querem que eu já comece a pagar agora sem saber se o juiz vai autorizar a mudança. Vou tentar aqui pela OAB da cidade, mas eles podem recusar por ter bens no nome de alguém da família? Não é no meu

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 24 de junho de 2016, 13h33min

    CAROLAYNE

    Faça a tentativa. O critério da OAB eu não sei.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Maria edileuza Rodrigues Ferreira Quarta, 22 de junho de 2022, 14h28min

    Não autorizado a divulgação

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 23 de junho de 2022, 10h50min Editado

    Olá Carolayne,
    é possível requerer judicialmente a alteração do seu nome, principalmente aos 18 anos (antes de completar os 19 anos), através de ação rápida e digital de Retificação de Registro Civil, com um advogado
    Att.,
    LUCIANA ZOUDINE - OAB/SP 135.152
    Advogada especialista em alteração de nomes

    G

    Gbs Quinta, 23 de junho de 2022, 10h52min

    A carolainy ja tem hj 24anos

    P

    PAMELA MARIA PIRES DE FIGUEIREDO Quarta, 26 de abril de 2023, 18h23min

    Oi boa noite
    Gostaria que vc me explicar meu ex registro minha filha
    Só q agora terminamos, ele resolveu tira nome dele na certidão nascimento da minha filha .e hoje ela tá com vai fazer 5 meses dia 1.e queria saber se ainda posso tira nome dele se tenho que ir levar até um tribunal ou n.

    G

    Gbs Quarta, 26 de abril de 2023, 18h30min

    Chances 0 dele tirar.e 0 para vc tb tirar. Alias ambos cometeram um crime
    Registrar como filho o filho de outrem.