Se eu pedir demissão eu perco o FGTS ou ele fica retido
Eu trabalho a 1 ano e 5 meses em uma empresa, sei que esta empresa não esta recolhendo o FGTS, parece que só recolheu dois meses, gostaria de saber o que perco se eu pedir demissão, e o FGTS eu perco ou fica retido, e quais as condições de retira-lo caso ele fique retido? Por favor se alguém puder responde com urgência fico grata.
Ficaria retido, se houve depósito. E se não houvesse novos depósitos na conta ao fim de 3 anos você poderia retirar o saldo. O problema é que você disse que a empresa não vem depositando o FGTS regularmente como deveria. Há uma súmula do TST que trata do assunto. Segundo esta súmula o trabalhador tem dois anos após o desligamento do emprego para entrar na Justiça Trabalhista pleiteando os depósitos não realizados durante trinta anos de vínculo com a empresa ou em menor tempo se a duração do vínculo foi menor. Após estes dois anos, se não mover ação na Justiça do Trabalho você perde tudo o que não foi depositado. Não terá mais condição de ter o FGTS não recolhido depositado em sua conta via justiça.
procure o seu sindicato informe o que esta acontecendo ,ele vai entra com uma ação trabalhista junto com vc para cobra do empregador esse deposito , vai também denunciar a empresa junto ao Ministerio do Trabalho para que os fiscais faça uma fiscalização na Empresa , e voce pode acompanhar essa fiscalização atraves do laudo que os fiscais irao fazer, e se mesmo assim você tiver certeza de que esta fiscalização esta errada , vc pode denunciar ao ministerio publico.
Gostaria de saber se tenho direito de receber a diferença de salário ou indenização, pois servi o exército no periodo de 1984 a 1985 em Corumbá MS.
............................................................................................... Remetente: Afrânio Soares Tenório de Melo E-mail: [email protected] Telefone: Cidade: Campo Grande MS
Olá, sou Advogado trabalhista, especialista (pós-graduação) em Direito do Trabalho pela UNIFMU/SP e em Gestão de Serviços Jurídicos.
Segue os contatos.
Site: www.marciorocha.adv.br BLOG: www.advogadomarciorocha.blogspot.com E-mail: [email protected]
Obrigado pela oportunidade!