Tenho 15 anos e ha uma possibilidade de ser emancipada ano que vem. Não possuia nome paterno na minha certidao nem no meu rg. Ha 5 anos minha mae decidiu incluir o nome do pai do meu irmao, q no caso n é meu, no meu nome no rg e mudaram todos meus documentos. Mas agora gostaria de retirar o nome dele e voltar com meu nome de nascensa, ou seja, sem nome paterno no registro. Ha alguma maneira de eu conseguir fazer isso emancipada? Ha alguma maneira de fazer isso na verdade?

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 30 de junho de 2016, 7h56min Editado

    PIETRA

    É possível somente excluir o sobrenome paterno (e não a paternidade) que foi incluído após o reconhecimento de paternidade (porque não era necessário a inclusão do sobrenome). E deve ser por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Quinta, 30 de junho de 2016, 12h44min

    Não posso retirar o nome dele, como pai, do meu rg? Somente o sobrenome?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 30 de junho de 2016, 13h02min

    PIETRA

    Não é possível excluir a paternidade (nome do pai e avós paternos).

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Quinta, 30 de junho de 2016, 13h04min

    Mesmo não sendo meus parentes de verdade, sem ter o "mesmo sangue" digamos assim?? E é mais facil fazer isso agora ou qnd me emancipar com 16 anos?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 30 de junho de 2016, 13h24min

    PIETRA

    Não é possível excluir a paternidade (nome do pai e avós paternos). Por não ser possível, a idade é irrelevante.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com