Comprador perdeu o CRV de veículo assinado e não consegue contato com o vendedor, como proceder?

Há 9 anos ·
Link

Olá a todos,

Sou advogado e tenho uma dúvida em como proceder no caso em questão.

O Comprador de um veículo perdeu o Crv-Dut assinado e com firma reconhecida e acabou em não transferir o documento do veículo para seu nome.

Contudo, o antigo proprietário efetuou a comunicação da venda no DETRAN/SP e o comprador recebe todas as notificações e multas no seu nome, bem como existe um gravame: "comunicava de venda".

Pois bem, o comprador precisa vender o veículo, mas para tanto precisa da 2ª via do documento, o que só o antigo proprietário pode conseguir. Não se consegue contato com o antigo proprietário, estando em local incerto e não sabido.

Tentei pedir um alvará judicial, sem polo passivo, pela jurisdição voluntária. Contudo, a juíza disse que a via é inadequada e que preciso colocar no polo passivo quem possa ter sua esfera jurídica afetada.

Assim, não sei como proceder. Poderiam me ajudar?

4 Respostas
Alexandre Gonçalves
Há 8 anos ·
Link

Bom dia, estou passando tambem por esta situação citada acima pelo Lucas. Alguem sabe outro modo de proceder que não seja o contato com o antigo proprietario. O que fico pasmo é que respondo tudo pelo carro , mas não consigo passar pro meu nome pr conta deste bendito documento. Tenho a copia autenticada do crv preenchido e firmas reconhecidas. Alguem que possa ajudar por favor.

Hen_BH
Advertido
Há 8 anos ·
Link

Você já tentou colocar o Estado/DETRAN no polo passivo de uma ação de obrigação de fazer? Alegando que em seus registros já consta a informação de transferência e que inclusive as multas já chegam para o comprador?

Alegando que em se tratando de bens móveis a propriedade se transfere pela simples tradição (entrega) do bem? E que se o vendedor comunicou a venda, demonstrou que houve tradição, e sendo assim o comprador é o proprietário independente de ter havido a transferência formal?

De Lima Souza Vinicius Crispim
Há 5 anos ·
Link

Gostaria de saber tambem que fim deu o caso, eatou passando pelo mesmo problema

Adailton
Há 4 anos ·
Link

Olá, gostaria de saber a resposta para este caso.

Foi sugerido ao atual proprietario para que me procurasse para um distrato. Após 01 ano. Esse processo para mim não traz garantia juridica nenhuma . qual a garantia de que o carro será novamente vendido? quais os onus que isso pode me gerar ? eu entendo q nao tenho mais nenhuma obrigação perante a esse veiculo.

Entao essa sugestao do Detran se contradiz com a nossa legislação. Penso que eles deveriam repensar essa situação

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos