Responsabilidade de reparos em prejuízo causado por vazamento em imóvel
Tenho um cliente que tem um problema de vazamento em seu imóvel e há dois anos tenta resolver amigavelmente, mas o dono do apartamento de cima e o condomínio ficam "empurrando" a responsabilidade um para o outro, pois nenhum deles quer se responsabilizar. Como posso manejar uma ação que implique a eles uma obrigação de fazer para que definam quem é o responsável pelo vazamento e efetue os reparos necessários no imóvel do meu cliente?
Isso eu tenho ciência Jaime RS, o que acontece neste caso é que meu cliente não consegue provar de quem é a responsabilidade pois não tem acesso ao apartamento de cima e o Condomínio diz que não é da tubulação do prédio. Meu cliente não tem condições financeiras de contratar peritos nem acesso ao apartamento do vizinho. Por isso questionei sobre a possibilidade de haver alguma ação judicial que lhes obrigue a definir de quem é a responsabilidade.
A obrigação de provar a origem do vazamento é de quem alega estar sofrendo o dano, por se tratar de fato constitutivo do direito à reparação. Desse modo, não há ação judicial que obrigue o condomínio ou o outro morador a definir qual deles é o responsável.
Concordo com o Jaime. Não há necessidade de perito, e sim de um bom pedreiro/bombeiro.