Estou separado a cerca de 10 meses Desde que sai de casa trouxe comigo um veiculo que esta finaciado e desde então tenho arcado com as despesas dele unilateralmente (parcelas, manutenção etc) pois o veiculo e usado para o transporte de nossa filha para escola (eu levo e busco) todos os dias, inclusive minha ex utiliza o veiculo nos finais de semana quando necessita se deslocar. Estou pagando as parcelas sozinho e ainda faltam 6 para finalizar. Minha pergunta é se terei que restituir os 50% do valor do bem para minha ex se quiser ficar com o bem... e quanto as parceles que eu já paguei sozinho, como ficam... Alem do veiculo tenho arcado sozinho,desde minha saida da residencia, com os empréstimos que fizemos em meu nome ... o que posso fazer... Tenho como dividir as despesas ja pagas com a outra parte... Espero que me ajudem

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 21 de julho de 2016, 19h43min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Arrume testemunhas, recibos, comprovantes que consigam determinar em que data vc já não estava mais vivendo com ela sob o mesmo teto.

    O argumento para cobrar dela a metade das parcelas pagas por vc depois de separados seria pelo fato dela seguir morando em imóvel sem pagar por isso, sem colaborar nas suas despesas.

    D

    Desconhecido Quarta, 06 de julho de 2016, 19h00min

    Depende.
    Ela não está pagando outra conta sozinha?
    Quem está cuidando do filho?
    Você está pagando pensão alimentícia?

    Se ela ficou morando/cuidando da criança e você não está pagando pensão, é justo dividir o automóvel meio a meio.

    Pague as dívidas feitas no seu nome, caso contrário ficará inadimplente.

    Se os empréstimos foram feitos para gastos com a família, é justo dividir/cobrar as parcelas que você pagou sozinho, mas é preciso conversar/combinar. Ela está bancando sozinha a casa que você deixou?
    Se os empréstimos foram para pagar dívida sua, comprar bens de consumo pessoal seu, é problema seu.
    Na separação, empréstimo em favor da família se divide, empréstimo pessoal não se divide.
    Mas o correto mesmo é cada um pagar pelas dívidas feitas no seu nome.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 06 de julho de 2016, 21h34min

    Ela terá direito apenas a metade das parcelas pagas enquanto viviam juntos, uma vez separados ela não tem como ter contribuido, mesmo que indiretamente, na conquista paulatina do bem.

    Tudo que está em financiamento ainda não é de vcs, por isso que dividem os bens e as dividias, por isso que se ela quiser a parte dela nos bens terá de tmb assumir a parte dela nas dividas, ou restringir-se a meação sobre as parcelas pagas enquanto ainda mantinham a vida marital, o que vc pagou depois é só seu.

    ?

    Desconhecido Sábado, 16 de julho de 2016, 1h03min

    Desculpe aos amigos quando disse que "estou separado" quis dize quando deixei o lar comum, mas não estamos judicialmente separados. ainda valem as mesmas regra. pois desde que sai de casa levei comigo o carro e outros bens pessoais e as dividas em mu nome (empréstimos e financiamento do carro) e para não ficar inadimplente paguei tudo sozinho. Alem de o fato que no período ate agora ainda arquei com a escola, traslado (ir e vir) e do aluguel do imóvel que moravamos.

    ?

    Desconhecido Sábado, 16 de julho de 2016, 1h31min

    Resumindo...
    Sai de casa em set/2015 e desde então continuei pagando o aluguel do imóvel (tenho os comprovantes) que este em meu nome, alem das parcelas do veiculo que esta financiado e esta sendo usado por ela nos finais de semana e usado para levar e buscar nossa filha a escola, que é paga por somente por mim, alem do fato que ate o mês de dezembro eu ainda levava (13h) e buscava (22h) a minha ex no trabalho por vontade de nossa filha. Estive arcando com praticamente todas as despesas da casa a não ser pelo condomínio de R$150,00 e a energia que também esta em meu nome.Ainda ajudava na compra de alimentos e roupas da nenem. mesmo assim ela entrou com pedido de pensão e recebeu 766,00 do meu salario e 990,00 das minhas ferias que havia programado para viajar com nossa filha.
    O bem da verdade é que sai de casa levando alguns bens e "todas as dividas da casa (aluguel, empréstimos (4x), financiamento do veiculo. e por este motivo não tive como morar sozinho, estou tendo que viver na casa de minha mãe ondo aina preciso ajudar nas despesas. Não sei o que fazer. estou perdido.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 16 de julho de 2016, 16h26min

    Vc pode cobrar de sua meeira os valores do financiamento que vc vem pagando desde que saiu da sua casa. E trate de formalizar a pensão e deixar com ela as despesas da casa, afinal, é obrigação dela arcar com metade do sustento do filho e integralmente as despesas DELA PRÓPRIA!!!!

    ?

    Desconhecido Quinta, 21 de julho de 2016, 12h16min

    Rafael F Solano.
    Disse - "Vc pode cobrar de sua meeira os valores do financiamento que vc vem pagando desde que saiu da sua casa. E trate de formalizar a pensão e deixar com ela as despesas da casa, afinal, é obrigação dela arcar com metade do sustento do filho e integralmente as despesas DELA PRÓPRIA!!!!"

    Pergunto:

    1- De que forma posso argumentar em audiência de conciliação ou através de petição para que seja cobrado dela os valores das parcelas paga unilateralmente desde a data da saída da casa?
    2- Como Comprovar (data) a saida da casa, para contabilizar o tempo de separação de corpos?