Acidente de trânsito
Vendi uma moto, e a pessoa não tranferiu para o nome dela. O que complicou foi que esta pessoa se envolveu em um acidente de trânsito, invadiu a preferencial e o colidiu com um táxi. A minha pergunta é a seguinte: eu responderei também pelo acidente, pelo motivo da moto ainda estar em meu nome ou somente o condutor responderá plo acidente ? Obrigado.
Dr. Antonio O proprietário, neste caso, ainda é a pessoa que vendeu a moto, pois não foi efetuada a transferência da moto do seu nome para o nome do novo proprietário, ele irá responder tambem. O CTB diz que é responsabilidade de quem vende o veículo de comunicar o DETRAN da sua venda. Se ele não efetuou tal comunicação junto ao DETRAN, ele ainda é proprietário do veículo, entao irá responder sim. Mas nada impede que ele, caso seja condenado a pagar alguma coisa, entre com ação de cobrança contra aquele que comprou a sua moto e não a transferiu.
do acidente se houve responsabilidade criminal quem responderá será o novo proprietario, porém no caso de reparação de danos, o senhor poderá ser acionado judicialmente, já que o proprietario de direito ainda é o senhor. (propter rem) Aconselho o senhor a ir a um DETRAN ou CIRETRAN e providenciar o bloqueio do veiculo por falta de transferencia...