Tenho uma conhecida que tem 77 anos, chilena e contribuiu para o INSS cerca de 12 anos e 3 meses.. Há dois anos atrás seus patrões faleceram e ela não conseguiu dar entrada pq faltaram exatamente 2 anos e 9 mees para a aposentadoria, até então não contribuiu mais nada e se encontra idosa, anda com dificuldades, mora sozinha e sem condições nenhuma de se manter. Estou ajudando a conseguir um benefício, a minha pergunta é: Qual tipo de benefício devo pleitear, o LOAS ou aposentadoria por invalidez? Se conseguir o LOAS, depois posso tentar a aposentadoria? Me ajudem por favor obrigada

Respostas

    L

    Luguevas Sexta, 08 de julho de 2016, 11h34min

    Lorena: para requerer aposentadoria por invalidez o contribuinte deverá estar na qualidade de segurado isto é, se contribuía como empregada ou autônoma não poderia ficar mais de 12 meses sem contribuir.

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Sexta, 08 de julho de 2016, 12h22min Editado

    Se conseguir o LOAS, que acho que conseguirá, tendo em vista que a contribuinte não completou os 15 anos de contribuição para conseguir o benefício por idade, então deve dar entrada na Previdência na consecução do benefício LOAS - procurando o setor de Assistência Social da Previdência de sua jurisdição domiciliar.....Haja vista que há uma possibilidade de a segurada contribuir individualmente sobre um salário e completar o restante do tempo(2 anos e 9 meses) e requerer a aposentadoria por idade, completando 180 contribuições e os 15 anos faltantes...Abs.([email protected]).

    ?

    Desconhecido Segunda, 11 de julho de 2016, 22h19min

    Orlando Oliveira de Souza e Luguevas, muito obrigada pela resposta.