Boa noite, sou estudante de Direito , porém ainda iniciante do curso, não tenho nenhuma noção prática, mas decidi propor a minha ação sem contratar um , pois ela se encaixa nas competências do JEC. Por isso, tenho algumas que são tão pequenas e irrelevantes( para os mais experientes) que não encontrei respostas em nenhum artigo. Aqui estão: Já sei que preciso da minha inicial em três vias, mas isso também se refere aos demais documentos como as provas ou preciso de apenas uma cópia de cada documento que usarei como prova? Usa-se apenas cópias ou também originais? Meu RG, CPF e comprovante de residência deverão ser cópias ou originais apenas para apresentar no dia que eu for protocolar? onde devo grampear as folhas da minha petição? E os documentos de prova também deverão ser grampeados à petição ou apresentados separadamente? E para o rol de testemunhas existe alguém que não possa ser testemunha como, por exemplo, meu irmão ou minha tia por serem parentes próximos? Sei que são bobas, mas para mim as respostas serão de grande importância. Agradeço.

Respostas

    Jonathan Silva

    Jonathan Silva Sexta, 08 de julho de 2016, 1h19min

    Tem um web site que ensina e da umas dicas ao exato . Processe aqui , caso restar dúvidas , recoloque aqui.

    ?

    Desconhecido Sexta, 08 de julho de 2016, 1h48min

    Obrigado pela ajuda, mas, como eu disse, esses detalhes tão pequenos eles não tratam, eu já conheço o site, essas que postei são as dúvidas que restam

    A

    Alessandra Sexta, 08 de julho de 2016, 1h50min

    Diego, na sua Comarca o processo ainda é físico???? Caso não seja não vejo motivo para tantas vias. Nunca protocolei ação no Juizado antes de advogar, portanto, não sei maiores detalhes de quantas vias eles pedem para o público em geral, forma de anexar, e maiores detalhes. Em relação aos familiares, estes são impedidos de testemunhar conforme artigo 447 § 2 do CPC salvo se o exigir o interesse público ou, tratando-se de causa relativa ao estado da pessoa, não se puder obter de outro modo a prova que o juiz repute necessária ao julgamento do mérito.

    Boa sorte

    Jonathan Silva

    Jonathan Silva Sexta, 08 de julho de 2016, 1h54min Editado

    Na sua região os juizados são físicos e onlines ou ?
    Dá para protocolar no cartório mesmo ou setor nadac ?

    Por exemplo , eu protocolo minhas ações de casa , através do sistema eletrônico . Fiz o cadastro no setor nadac do Jec .

    ?

    Desconhecido Sexta, 08 de julho de 2016, 2h44min

    Eu sou da cidade de belford roxo, eu pesquisei sobre o processo eletrônico, mas pelo que vi para peticionar eletronicamente precisa de várias coisas como uma assinatura ICP-Brasil entre outras coisas, se eu estiver enganado gostaria de saber como faço para conseguir enviar minha petição online de casa

    A

    Alessandra Terça, 12 de julho de 2016, 16h53min

    Apenas os advogados podem peticionar pelo ESAJ, com sua assinatura digital. Você terá que levar os documentos no Juizado e eles irão escanear e peticionar. Mas vc não pode fazer de casa, pois não é inscrito e nem tem assinatura digital. Cada Juizado tem um procedimento, ligue ou vá até la e pergunte os documentos necessários e quantas cópias. Não vai ter jeito vc tem que ir até la e se informar